Esportes

Niterói é destaque no Campeonato Estadual de Tênis de Mesa

Faspar/CT Niterói sobe três vezes ao pódio e conquista dois títulos na primeira etapa do Estadual de Tênis de Mesa

Valesca Maranhão e Gabriel Mataruna foram absolutos em suas disputas e Vitor Penalva faturou um bronze; trio de estreantes faz ótima participação e Hugo Vissers chegou ao Top 10 | Divulgação
Valesca Maranhão e Gabriel Mataruna foram absolutos em suas disputas e Vitor Penalva faturou um bronze; trio de estreantes faz ótima participação e Hugo Vissers chegou ao Top 10 | Divulgação

Niterói - A equipe Faspar/CT Niterói teve um desempenho de destaque na primeira etapa do Campeonato Estadual de Tênis de Mesa, realizada neste fim de semana no Velódromo do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Esportes, o time voltou para casa com dois títulos, uma medalha de bronze e excelentes estreias nas categorias de base.

No Absoluto A, Valesca Maranhão deu um verdadeiro show. A mesatenista venceu todos os seus confrontos, perdendo apenas um set durante toda a competição. Na final, derrotou Michele Nogueira com autoridade: 11/4, 11/8 e 11/6. Valesca segue firme no topo do ranking nacional, com 6.500 pontos, mil a mais que a vice-líder, a gaúcha Victória Strassburger.

No cenário paralímpico, o destaque foi Gabriel Mataruna, que conquistou o título na classe unificada 1-5, também com uma campanha invicta. Ele perdeu apenas um set e reforçou sua posição como número 2 do Brasil na classe 3. Já Vitor Penalva garantiu o bronze na mesma disputa, confirmando a força da Faspar/CT Niterói nas categorias inclusivas.

As categorias de base também renderam boas surpresas. Três jovens atletas fizeram suas estreias em competições oficiais e mostraram grande potencial. Hugo Vissers, de apenas 15 anos, venceu sua segunda partida no sub-15 ao bater Davi Escocard por 3 sets a 1 (12/10, 8/11, 11/8 e 11/8), avançando até as oitavas de final e encerrando sua participação entre os 10 melhores da categoria.

Os estreantes Matheus Martins e Moisés Chacón também tiveram atuações promissoras. Matheus foi o primeiro a vencer um set na competição e demonstrou segurança nas jogadas. Moisés, por sua vez, protagonizou um jogo emocionante no sub-19, chegando a abrir 2 sets a 0 contra Hugo Souto e ficando a dois pontos da vitória. No entanto, acabou sofrendo a virada, em um jogo marcado pela garra e superação.

A treinadora e também campeã da etapa, Valesca Maranhão, elogiou a atuação dos novatos:

“Eu esperava que eles desempenhassem bem e fiquei muito satisfeita com a participação dos três. Acredito que eles vão evoluir muito ainda na próxima etapa”