O medalhista olímpico Lars Grael tentará seu 11º título do Campeonato Brasileiro da Classe Star nesta semana. O velejador, o maior vencedor do evento, será um dos destaques da competição nacional que será realizada de 19 a 21 de agosto, no Clube Naval Charitas, em Niterói.
Lars Grael terá o proeiro Pedro Trouche ao seu lado nas áreas de regata das enseadas de São Francisco e Icaraí ou na Ilha de Boa viagem e Fortaleza de Santa Cruz. De 2011 pra cá, o campeão mundial venceu oito competições nacionais.
A classe Star é uma das mais vitoriosas e tradicionais do Brasil no cenário internacional, incluindo uma dezena de títulos mundiais e seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro. Estão confirmadas até o momento 15 duplas do país no tradicional evento da modalidade.
”É o primeiro campeonato brasileiro que será sediado no Clube Naval Charitas. Niterói já sediou dois campeonatos estaduais e com muito sucesso no Rio Yacht Club. Esperamos uma flotilha de cerca de 15 barcos, dentre eles, vários velejadores de renome. É um clube importante que recebe a gente de braços abertos”, contou Lars Grael.
Lars Grael vem de um tricampeonato em sequência. Em 2019, o atleta venceu a competição ao lado de Samuel Gonçalves. Já em 2020 e 2021, as conquistas foram com Guilherme de Almeida. O proeiro Pedro Trouche tentará seu primeiro título brasileiro
A competição tem tudo para ser uma das mais equilibradas dos últimos anos, já que antecede a realização do 100º Mundial de Star, marcado para começar em 10 de setembro, nos Estados Unidos.
”As expectativas para o Brasileiro de Star são as melhores possíveis, velejar em casa é sempre muito bom, eu me sinto mais confortável e consequentemente mais confiante também. Ter mais conhecimento da raia me dá uma vantagem sobre os meus adversários”, explicou Antônio Moreira, que tentará o título Brasileiro ao lado de Ubiratan Matos.
”Venho treinando bastante, me preparei muito bem para esse campeonato, vai servir como um bom treino para mim e meu proeiro na disputa do Mundial de Star”.
Lista dos últimos campeões
2021 – Lars Grael / Guilherme de Almeida
2020 – Lars Grael / Guilherme de Almeida
2019 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2018 – Torben Grael / Arthur Lopes
2017 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2016 – Torben Grael / Arthur Lopes
2015 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2014 – Torben Grael / Guilherme de Almeida
2013 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2012 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2011 – Lars Grael / Samuel Gonçalves
2010 – Robert Scheidt / Bruno Prada