Divulgação/Nike
Divulgação/Nike

A CBF deu um passo decisivo no processo de internacionalização do futebol brasileiro ao inaugurar oficialmente, nesta semana, seu 1º escritório internacional, localizado em Miami, nos Estados Unidos. A abertura ocorreu dois dias após o sorteio da Copa do Mundo de 2026, que terá o Brasil enfrentando a Escócia em uma partida na própria cidade da Flórida, fortalecendo ainda mais a conexão com o público local.

A nova base tem como objetivos expandir relações comerciais e esportivas, aproximar a Seleção da comunidade brasileira no exterior e aumentar a projeção internacional do futebol brasileiro em um dos mercados mais estratégicos do mundo.

“Estamos trazendo de volta a paixão do público para torcer pela Seleção e integrando ainda mais a CBF com clubes e federações. Este é um passo fundamental para nossa marca”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.


Miami como ponto estratégico da Copa do Mundo

O escritório reforça a presença da entidade no país que sediará o Mundial. Situado no edifício 2020 Ponce, o local fica a uma quadra do escritório da FIFA e próximo à sede da Concacaf e do Consulado Brasileiro, facilitando articulações institucionais.

A cidade também abriga uma grande colônia brasileira, o que permitirá transformar eventos da Seleção em ações de engajamento com torcedores e parceiros durante a Copa.


CBF quer ampliar rede de negócios e relações esportivas

No comando da operação, o gestor Bruno Costa já articula reuniões com grandes entidades e agentes econômicos, como:

  • Câmara do Comércio Brasil–Estados Unidos
  • Casa Brasil
  • ApexBrasil
  • MLS, FIFA e Concacaf

Ele destaca que o escritório atua como uma ponte diplomática esportiva, funcionando na prática como uma “Embaixada da CBF” no país.


Objetivo é expandir para outros países

O vice-presidente Gustavo Dias destacou que a imagem da Amarelinha abre portas em qualquer lugar do planeta — e que a ideia é expandir o modelo:

“A camisa da Seleção é um passaporte mundial. Queremos que essa força esteja atrelada à profissionalização da nossa marca. Pretendemos abrir novos escritórios em outros países no futuro”, declarou.


Presenças na inauguração

O evento contou com representantes do futebol brasileiro e autoridades, incluindo:

  • Gustavo Feijó, diretor de futebol masculino da CBF
  • Luís Otávio Veríssimo Teixeira, presidente do STJD
  • Heitor Costa, presidente da Federação de Futebol de Rondônia
  • André Odenbreit, cônsul-geral do Brasil em Miami