A vermelho e branco de Niterói, Unidos do Viradouro, fez um desfile exuberante, levantou todos na Passarela do Samba e mostrou muita força na luta por mais um título do carnaval. A Viradouro se destaca entre as também favoritas Vila Isabel, Imperatriz e Beija-Flor. A Apuração está marcada para acontecer às 16h desta Quarta-Feira de Cinzas (22), com transmissão da TV Globo, ao vivo, para todo o Brasil. A escola abre as portas da quadra hoje a partir das 14h, com entrada franca para a apuração. A Quadra da Unidos do Viradouro fica na Av. do Contorno nº 16 – Barreto / Niterói.
Última escola a desfilar no Grupo Especial, a Viradouro contou a vida e obra de ‘Rosa Maria Egipcíaca’, ou Rosa Courana, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no país. Foi tudo muito lindo e com aquela bateria nota 10 que faz um show a parte incrível.
Aos gritos de “campeã” na dispersão, a Unidos do Viradouro encerrou os desfiles do Grupo Especial do Rio na madrugada desta terça-feira (21). A vermelho e branco de Niterói foi a sexta escola a desfilar e levantou a Sapucaí com um desfile para lembrar de Rosa Maria Egipcíaca, primeira mulher preta a escrever um livro no Brasil e esquecida pela história. (Veja fotos do desfile abaixo)
Erika Januza, rainha de bateria, foi a responsável por interpretar um “espírito” incorporado por Rosa Maria. A caracterização contou com uma fantasia vermelha e lentes amarelas nos olhos. A dançarina Lore Improta, que é casada com Léo Santana, desfilou como musa da Viradouro.
O carnavalesco Tarcísio Zanon retratou a mulher que foi escravizada aos 6 anos de idade, considerada bruxa pela Inquisição, mas que foi aclamada pelo povo como santa. “Quando achamos que a nossa comunidade já deu o seu melhor, ela vai lá e nos surpreende ainda mais. Foi um desfile cheio de amor, garra e uma energia surreal.”