Eventos

Escolas pediram punição da campeã Viradouro; entenda

Unidos do Viradouro - Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal
Unidos do Viradouro - Rio Carnaval 2024 – Foto: Alexandre Vidal

A escola de Niterói, Unidos do Viradouro, conquistou o título de campeã do Carnaval 2024, marcando o terceiro troféu da história da escola. No entanto, surgiram alegações de que a agremiação desfilou com um número excessivo de componentes na ala, 24 componentes, o que supostamente violaria as regras estabelecidas pela Liga Independente das Escolas de Samba.

Representantes de quatro escolas apresentaram recursos, argumentando que a Viradouro ultrapassou o limite máximo permitido de 15 componentes na Comissão de Frente. Caso descumpra a regra, a Viradouro pode ser penalizada em 0,5 (meio) ponto para cada inciso infringido.

O presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, informou que o recurso será avaliado e julgado até esta quinta-feira (15). Embora a Viradouro possa ser penalizada, a diferença de pontuação para a segunda colocada foi superior a meio ponto, logo não há risco de perder o título. Com 270.0 pontos, a Viradouro ficou 0,7 ponto a frente da Imperatriz Leopoldina, segunda colocada, que ficou com 269,3 pontos.

Com isto, ainda que a escola de Niterói seja penalizada com a perda de 0,5 ponto, ela ficará com 269,5 na pontuação total e permanecerá em primeiro lugar na classificação geral.

O presidente de honra da Viradouro, Marcelo Petrus Kalil, nega qualquer irregularidade. Quatro escolas de samba apresentaram recurso contra a Unidos do Viradouro, sendo elas, Grande Rio, Imperatriz LeopoldinenseMocidade e Beija-Flor.