Já amanhecia quando a última escola de samba do Grupo B, Paraíso da Bonfim, desfilou na passarela do samba, no Caminho Niemeyer, local onde, desde às 17h da sexta-feira (02), aconteceu o primeiro dia dos desfiles das agremiações de Niterói, reunindo cerca de 20 mil pessoas. A festa, organizada pela Prefeitura de Niterói, continua neste sábado (3), com o grupo A, a partir das 20h. A entrada é gratuita. (Galeria de fotos e vídeo abaixo)
Na tarde de sexta, abriram a passarela o bloco “Não É Não” da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), o bloco dos Idosos e o da Neltur, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo, responsável pela organização do Carnaval Niterói 2024.
Depois, a Corte Momesca do Carnaval Niterói 2024, formada pelo Rei Momo, Sorrisouh, a Rainha, Taís Luiza e a Princesa, Fabiely Martins, mostrando muita simpatia e samba no pé, acompanhados do prefeito da cidade, Axel Grael, do vice-prefeito, Paulo Bagueira, do presidente da Neltur, André Bento, da secretária de Governo e presidente da Comissão de Carnaval, Rúbia Secundino, entre outros secretários e autoridades, saudaram todos os espectadores que lotaram as arquibancadas.
O prefeito Axel Grael foi quem anunciou o início dos desfiles. “Pelo terceiro ano estamos realizando os desfiles aqui no Caminho Niemeyer. Está tão lindo esse Carnaval que eu tenho certeza que o Oscar Niemeyer, que projetou esse espaço, estaria muito feliz vendo o povo curtindo e usufruindo. Quero parabenizar todas as escolas que trabalharam muito para que a gente tivesse mais um Carnaval de muita alegria, onde apresentamos todo o talento das pessoas que fazem o Carnaval. O desfile de Carnaval da nossa cidade, agora, com uma semana de antecedência, terá mais visibilidade. É o momento de celebrarmos com toda alegria. Está aberto o nosso Carnaval”, declarou o prefeito.
Pouco mais das 20h iniciaram os desfiles das Escolas de Samba dos Grupos C e B. Primeiramente as agremiações do Grupo C: Balanço do Fonseca, Bem Amado, Galo de Ouro e Tá Rindo Por Quê?
Seguidamente as oito do Grupo B: Império de Charitas, Batistão, Cacique da São José, Combinado do Amor, Garra de Ouro, Unidos do Sacramento, Mocidade Independente de Icaraí e Paraíso da Bonfim.
“A gente está muito feliz com o resultado final da organização e planejamento do Carnaval de Niterói esse ano. A Lei do Carnaval veio para fomentar e consolidar esse crescimento, profissionalização e desenvolvimento desta cultura popular, garantindo assim a realização desse grande espetáculo na cidade”, comemorou o presidente da Neltur, André Bento.
Para o vice-prefeito, Paulo Bagueira, a presença expressiva do público consolidou o Caminho Niemeyer como a passarela do samba de Niterói. “Estou muito satisfeito com esse primeiro dia de desfile. As arquibancadas estão cheias. O que demonstra que anteciparmos o carnaval em uma semana foi uma decisão certa. Amanhã promete um excelente desfile. Niterói hoje tem um carnaval organizado e que tem tudo para crescer a cada ano. O Caminho Niemeyer é a nossa passarela do samba, mostrando a qualidade do carnaval de Niterói para o país. Viva o carnaval. Viva a cultura do samba”, comemorou Paulo Bagueira.
A secretária municipal de Governo e presidente da Comissão de Carnaval da Prefeitura de Niterói, Rubia Secundino, celebrou no primeiro dia de desfiles e projetou uma noite de apresentações mais elaboradas neste sábado (3), quando desfilam as escolas do Grupo A, a partir das 20h. “Essa noite está sendo maravilhosa. A abertura do carnaval foi belíssima, com blocos. A lei de subvenção para o carnaval foi importantíssima porque dá mais transparência. As escolas receberam dois meses antes a subvenção para fazer o seu carnaval. E está sendo tudo maravilhoso. A expectativa é de que a cada ano melhore mais. E a gente está esperando amanhã um público maior. Vai ser um espetáculo literário”, adianta Rubia Secundino.
Animação nas arquibancadas | O público que foi conferir os desfiles marcou presença durante toda a madrugada. As amigas Lilian Guimarães e Luciamara Cristina chegaram cedo e ficaram para acompanhar a Império de Charitas. “Temos amigos que desfilam na escola. Tenho certeza que esse ano ela vai para as cabeças, o samba está muito bom. Vamos ver todas, não só ela, para gente comemorar tem que ver todas e comparar”, disse Lilian.
A professora de Educação Física, Joyce Almeida, foi com o filho Pedro Augusto e elogiou a estrutura do Caminho Niemeyer, considerada segura para ela. “Eu sempre gostei de carnaval e queria que ele conhecesse a beleza que é. Vim no ano passado e fiquei encantada com a organização e a segurança. Esse ano viemos juntos, com tranquilidade, acompanhar os desfiles”, contou Joyce.
DESFILE NO CAMINHO NIEMEYER
-
GRUPO A (PRINCIPAL) – SÁBADO – 03/02
- 1ª – 20h às 20h40 – Império de Araribóia
- 2ª – 20h45 às 21h25 – Alegria da Zona Norte
- 3ª – 21h30 às 22h10 – Folia do Viradouro
- 4ª – 22h15 às 23h – Magnólia Brasil
- 5ª – 23h05 às 23h45 – Unidos da Região Oceânica
- 6ª – 23h50 às 0h30 – Sabiá
- 7ª – 0h35 à 1h15 – Souza Soares
- 8ª – 1h20 às 2h – Experimenta da Ilha