Auto

Após vendaval, Toyota retoma produção com modelos híbridos

Após vendaval, a Toyota retoma produção com modelos híbridos como Corolla. Saiba mais sobre essa reabertura.

Reprodução/X
Reprodução/X

A Toyota do Brasil anunciou nesta sexta-feira (3) que retomará a produção de veículos no país a partir do dia 3 de novembro, após mais de um mês de paralisação causada pela destruição parcial da fábrica de Porto Feliz (SP) durante um vendaval no fim de setembro.

Vendaval destruiu parcialmente a fábrica de Porto Feliz, em 22 de setembro | Reprodução/X

Produção será retomada em duas fábricas

As unidades de Sorocaba e Indaiatuba, em São Paulo, serão as primeiras a reabrir, focando inicialmente na fabricação das versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross, voltadas tanto para o mercado interno quanto para exportação.

Divulgação

Segundo comunicado, a produção será retomada com motores e peças importados de outras unidades no exterior. A meta é recuperar, até dezembro, o volume de híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.

Já a planta de Porto Feliz, responsável pela produção de motores, ainda não tem prazo para voltar a funcionar.

Divulgação

Impacto nos trabalhadores

Com a decisão, a montadora aplicará o lay-off (suspensão temporária de contratos de trabalho) apenas para funcionários de Porto Feliz. Os empregados de Sorocaba e Indaiatuba retornarão ao trabalho no dia 21 de outubro, após o fim das férias coletivas emergenciais.

Produção de motores convencionais só em 2026

De acordo com a Toyota, a produção de veículos com motores convencionais só deve ser retomada em janeiro de 2026, abrangendo os atuais modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch (voltado exclusivamente à exportação).

Divulgação
Divulgação

O aguardado lançamento do novo Yaris Cross segue sem previsão oficial.