
A Toyota do Brasil anunciou nesta sexta-feira (3) que retomará a produção de veículos no país a partir do dia 3 de novembro, após mais de um mês de paralisação causada pela destruição parcial da fábrica de Porto Feliz (SP) durante um vendaval no fim de setembro.

Produção será retomada em duas fábricas
As unidades de Sorocaba e Indaiatuba, em São Paulo, serão as primeiras a reabrir, focando inicialmente na fabricação das versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross, voltadas tanto para o mercado interno quanto para exportação.

Segundo comunicado, a produção será retomada com motores e peças importados de outras unidades no exterior. A meta é recuperar, até dezembro, o volume de híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.
Já a planta de Porto Feliz, responsável pela produção de motores, ainda não tem prazo para voltar a funcionar.

Impacto nos trabalhadores
Com a decisão, a montadora aplicará o lay-off (suspensão temporária de contratos de trabalho) apenas para funcionários de Porto Feliz. Os empregados de Sorocaba e Indaiatuba retornarão ao trabalho no dia 21 de outubro, após o fim das férias coletivas emergenciais.
Produção de motores convencionais só em 2026
De acordo com a Toyota, a produção de veículos com motores convencionais só deve ser retomada em janeiro de 2026, abrangendo os atuais modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch (voltado exclusivamente à exportação).


O aguardado lançamento do novo Yaris Cross segue sem previsão oficial.