
Rio de Janeiro - O Ministério do Turismo, em parceria com o Senac, está com 1.910 vagas gratuitas abertas para cursos de qualificação na área de turismo, todos na modalidade presencial. As oportunidades abrangem diversas regiões do país. As inscrições já estão disponíveis e vão até o dia 25 de abril, ou até o preenchimento total das vagas.
Como participar
A seleção será feita por ordem de inscrição, e cada candidato só poderá participar de um curso. Os selecionados serão contatados por e-mail ou telefone, conforme os dados fornecidos no formulário online.
Requisitos obrigatórios
Para concorrer a uma vaga nos cursos gratuitos, é necessário:
- Renda familiar per capita de até 2 salários mínimos;
- Não ter abandonado curso anterior do Programa Senac de Gratuidade (PSG) nos últimos 12 meses;
- Atender aos critérios específicos de cada curso, como idade mínima e escolaridade.
A matrícula será presencial, com entrega de cópias dos documentos: RG, CPF, comprovantes de residência e escolaridade. Em estados com matrícula digital, o procedimento poderá ser feito online. Candidatos menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal.
Uma lista de espera será utilizada caso haja desistências, e os inscritos devem ficar atentos à convocação.
Portal do Futuro: oportunidade para jovens de 16 a 21 anos
O Senac também oferece vagas no programa Portal do Futuro, voltado à formação profissional e cidadã de jovens em início de carreira. O objetivo é desenvolver competências comportamentais e preparar os alunos para o mercado de trabalho, com aulas práticas e teóricas.
Benefícios oferecidos:
- Material didático gratuito
- Uniforme
- Vale-refeição
- Vivência profissional em empresas parceiras
Quem pode participar:
- Idade entre 16 e 21 anos
- Estar cursando pelo menos o 1º ano do Ensino Médio
- Ter renda familiar per capita de até dois salários mínimos
Na hora da inscrição presencial, é necessário apresentar os documentos originais e cópias de: RG, CPF, comprovante de residência, escolaridade e, se maior de idade, título de eleitor. Menores devem estar acompanhados pelo responsável.