Cursos

Niterói abre inscrições para cursos gratuitos de gastronomia

Descubra os cursos gratuitos de gastronomia em Niterói. Capacite-se na Escola de Gastronomia Popular e impulsione sua carreira na culinária.

Divulgação
Divulgação

Niterói - A Prefeitura de Niterói vai oferecer 144 vagas gratuitas para cursos de formação profissional na Escola de Gastronomia Popular, localizada no Fonseca. As oportunidades são voltadas prioritariamente para beneficiários da Moeda Arariboia com mais de 18 anos.

Os cursos disponíveis são:

  • Quentinhas
  • Salgados
  • Bolos e Geleias
  • Pães variados
  • Pizza
  • Quanto Vale Meu Produto (voltado para precificação e gestão de negócios na gastronomia)

As aulas começam em março, em parceria com o Senac, e serão ministradas na nova estrutura da escola, que está na fase final de obras.

Infraestrutura e objetivo do projeto

A Escola de Gastronomia Popular está localizada no andar superior do Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, na Alameda São Boaventura, e foi planejada para capacitar profissionais na área da culinária, impulsionando tanto a empregabilidade quanto o empreendedorismo. O espaço conta com:

  • Cozinha pedagógica
  • Salas de informática
  • Auditório para palestras
  • Vestiários e lockers
  • Despensas e área administrativa

Durante uma visita às instalações, o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto, destacou que a escola representa um avanço estratégico para a cidade.

“A escola é um empreendimento estratégico para o município de Niterói, que atende a população que mais precisa, impulsionando a empregabilidade e também qualifica os serviços na área de gastronomia da cidade, um impulso também para os empresários e toda a economia”, afirmou Peixoto.

Capacitação e oportunidades

Nos próximos dois anos, a Escola de Gastronomia deve oferecer mais de 4.300 vagas. Cada curso terá duração específica, e as turmas serão compostas por até 24 alunos.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, o projeto busca impulsionar a geração de renda e a inserção no mercado de trabalho.

“Os alunos sairão preparados para atuar em restaurantes, padarias, lanchonetes ou até abrir seu próprio negócio. Por isso, incluímos o curso ‘Quanto Vale Meu Produto’, que ajudará na precificação e gestão financeira”, explicou Teixeira.

O Restaurante Popular Carolina Maria de Jesus, inaugurado há pouco mais de um ano no Fonseca, já serviu mais de 530 mil refeições. Por apenas R$ 2, os moradores da Zona Norte de Niterói têm acesso a um almoço balanceado, elaborado por nutricionistas.

O restaurante tem capacidade para servir até 2 mil refeições por dia e conta com uma estrutura moderna, incluindo bilheteria, área de higienização, refeitório para 200 pessoas e uma cozinha industrial equipada.

A Escola de Gastronomia e o Restaurante Popular fazem parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Niterói para promover segurança alimentar, capacitação profissional e geração de renda.