
A Prefeitura de Niterói abriu o calendário de 2026 com um ciclo de formações para docentes e pedagogos da rede municipal. A iniciativa marcou o início do trabalho coletivo e colocou em foco a organização da política educacional do município. A volta às aulas está prevista para quinta-feira, 5, com o retorno das crianças e estudantes às salas.
Ciclo de formações marca o início do trabalho coletivo em 2026
A Prefeitura de Niterói promoveu, nesta segunda-feira (02), um ciclo de formações com docentes e pedagogos da rede municipal como boas-vindas ao início do ano letivo de 2026. Além disso, a atividade marcou o início do trabalho coletivo da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação de Niterói, reforçando o compromisso com uma educação pública de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada.

O que foi discutido na formação
O foco do encontro foi apresentar e dialogar sobre a estrutura e o funcionamento da Secretaria Municipal de Educação (SME). Dessa forma, a formação buscou fortalecer a compreensão de como diferentes frentes se conectam para garantir o direito de aprender de todos os públicos atendidos pela rede:
- currículo
- avaliação
- formação docente
- gestão democrática
- trabalho pedagógico
Onde aconteceram os encontros e como foi a dinâmica
As atividades ocorreram em diferentes espaços da cidade, nos turnos da manhã e da tarde, de acordo com o horário dos profissionais. Os locais incluíram:
- Centro de Formação Darcy Ribeiro
- auditório da Secretaria Municipal de Ordem Pública, no Barreto
- salas da faculdade Universo, no Centro de Niterói
Formação continuada como pilar da política educacional
O secretário municipal de Educação, Bira Marques, destacou a importância da formação continuada para o fortalecimento do trabalho pedagógico e a valorização dos profissionais da rede.
“A formação continuada é parte fundamental do nosso projeto educacional. É por meio desses momentos de estudo, reflexão e troca que fortalecemos o trabalho pedagógico e valorizamos os profissionais que fazem a educação pública acontecer todos os dias”, afirmou.
Além disso, todos os grupos participaram da mesma proposta formativa. Assim, a organização buscou promover unidade, alinhamento e corresponsabilidade entre as equipes escolares e a política educacional do município.
Escuta e troca: impacto direto no planejamento das escolas
O encontro também funcionou como espaço de escuta, troca de experiências e reflexão coletiva sobre práticas pedagógicas. Por isso, a proposta contribuiu para fortalecer o trabalho desenvolvido nas unidades escolares e já colocar no radar o planejamento e os desafios do ano.
“A formação foi muito produtiva e explicativa. Conheci funções, programas e projetos e isso me ajudou, inclusive, a fazer conexões para construir novos projetos e trabalhos na escola onde atuo. Foi uma tarde muito boa, de troca com os colegas e já pensando no planejamento e nos desafios de 2026”, afirmou Jandira da Silva de Jesus, bibliotecária da UMEI Jacy Pacheco.
Volta às aulas na rede municipal de Niterói
O ano letivo da Rede Municipal de Educação de Niterói começa na próxima quinta-feira, dia 5, com o retorno das crianças e estudantes às salas de aula. Dessa maneira, o ciclo de formação entra como etapa inicial de organização pedagógica e alinhamento das equipes para o início das atividades escolares.