Educação

Niterói inaugura o Centro de Formação Darcy Ribeiro

Novo centro de formação em Niterói: conheça o Centro de Formação Darcy Ribeiro, dedicado à formação de profissionais da Educação Municipal.

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides

Niterói - A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Municipal de Educação (FME), inaugurou nesta terça-feira (3) o Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto. Este é o primeiro espaço na história do município dedicado exclusivamente à formação de profissionais da Educação Municipal, representando um avanço significativo na valorização e capacitação dos educadores.

Estrutura moderna e inovadora

O Centro de Formação Darcy Ribeiro conta com uma infraestrutura moderna e diversificada. O espaço inclui dois auditórios, áreas de convivência e leitura para adultos e crianças, além de um salão voltado aos ateliês de Educação Infantil, que utilizam materiais inspirados na natureza e nas múltiplas linguagens.

Entre as inovações, destaca-se a cozinha experimental, conhecida como Ateliê do Sabor. Este laboratório promove experiências imersivas envolvendo sabores, cores, odores e texturas, conectando profissionais e crianças em um processo de aprendizado criativo.

Homenagem a Darcy Ribeiro

O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou a importância de nomear o Centro em homenagem a Darcy Ribeiro, ícone da educação brasileira.

“Quero falar da satisfação de inaugurarmos uma casa com esse projeto ambicioso de trabalhar a formação dos nossos professores e os nossos profissionais de educação. Tive o privilégio de trabalhar com Darcy Ribeiro. Tive a oportunidade de trabalhar com ele em vários projetos e experimentar, muito de perto, o quanto ele era uma pessoa brilhante e vocacionada para olhar para o nosso país com um olhar de esperança. Dar o nome dele para esse local é muito especial e bem escolhido”, afirmou o prefeito.

Formação para profissionais de toda a rede

O Centro oferecerá uma ampla gama de atividades, como cursos, oficinas, grupos de estudo, jornadas pedagógicas, e clubes de robótica e ciências. Além disso, o espaço estará apto a receber eventos como seminários, congressos, feiras literárias e outros encontros culturais.

Os encontros formativos serão voltados para professores, diretores, pedagogos, merendeiras, bibliotecários e outros profissionais da Rede Municipal. O objetivo é incentivar a reflexão pedagógica e a troca de saberes entre os educadores, promovendo uma educação pública de maior qualidade.

Um marco para a educação de Niterói

Para o secretário municipal de Educação, Bira Marques, o espaço é um marco histórico.

“Hoje é um dia que ficará marcado na história da Rede Municipal de Educação. Pela primeira vez, os profissionais de Niterói ganham um espaço totalmente dedicado à formação, construção e compartilhamento de saberes. Um espaço inspirado na abordagem de Reggio Emília, trabalhando com as múltiplas linguagens e potencialidades da criança. É uma iniciativa que investe e valoriza os nossos profissionais, com objetivo de proporcionar uma educação pública de cada vez mais qualidade para as nossas crianças, dialogando diretamente com a nossa política Uma Rede Inteira pela Alfabetização e Inclusão”

Educação integrada à cultura local

A subsecretária de Desenvolvimento Educacional, Ana Schilke, destacou o compromisso do Centro com a valorização da cultura local.

“O Centro de Formação vai promover espaços de partilha e construção coletiva de saberes. Queremos contribuir e incentivar a reflexão sobre as práticas pedagógicas à luz de teorias educacionais, promovendo o diálogo entre educadores de diferentes etapas e contextos educacionais”

Complexo Educacional com múltiplos projetos

Além do Centro de Formação, o complexo educacional abriga a Unidade Municipal de Educação Infantil Terezinha Calil Petrus e o Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, que recentemente sediou um campeonato internacional de handebol.