Com um evento que reuniu cerca de 400 pessoas, o Instituto GayLussac, tradicional escola da cidade, celebrou a abertura do seu novo prédio para o Ensino Fundamental e Médio, na Rua Maria Caldas 35, no bairro de São Francisco. O prédio, um grande centro de tecnologia e inovação, conta com espaços pensados exclusivamente para dar conforto aos alunos e acesso ao que há de mais inovador em matéria de educação. O novo espaço conta com uma Ágora, espaço de debate público para assembleias coletivas; um Centro Multilíngue para comportar os ensinos de Espanhol, Inglês e Mandarim; um Centro Tecnológico, lugar para os projetos Steam; um Novo Refeitório para 120 pessoas; e um Pré-Universitário, pensado no preparo dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
“O fato é que a inovação não começa hoje, com a inauguração do novo Centro: ela está no DNA do GayLussac”. Com essa fala potente, o CEO Latam da Cognita, Josep Caubet, parabenizou a escola na cerimônia de inauguração, no dia 20 de junho.
A cerimônia mostrou às 400 pessoas presentes um pouco da força da proposta pedagógica da escola que tem como foco uma educação global. Começando com o Coral do Projeto Bilíngue, os convidados viram os alunos cantando em espanhol, inglês e mandarim. A energia da poesia ficou por conta da aluna Giovanna Longo, da Sociedade dos Poetas Vivos, que leu uma poesia autoral. O Coordenador da High School, Edward Layland, anunciou os indicados da escola para o concurso Harvard Book Prize e o Clube de Música finalizou o evento com um pouco de pop-rock nacional e internacional.
Luiza Sassi, Diretora Geral do GayLussac identificou a inauguração como mais um passo rumo a 68 anos de compromisso com a educação: “Nossos fundadores, os professores Renato Garcia, Roberto de Almeida e Manoel Francisco, arquitetaram uma escola com uma visão libertária, pois acreditavam na educação de modo transformador, romântico e de vanguarda. O GayLussac foi erguido com os princípios de humanismo e inovação em sua base educacional”.
Merecida Homenagem
A cerimônia contou com a presença de autoridades municipais, como o Secretário de Direitos Humanos de Niterói Raphael Costa, e com o Secretário de Clima, Luciano Paez, além de diretores das escolas irmãs e membros da Cognita Brasil e Latam. “Niterói é uma cidade em situação de vulnerabilidade climática e ter um centro tecnológico que pode colocar as novas gerações para pensar os eventos extremos ligados ao clima é fundamental no processo educacional. O evento foi maravilhoso”, conta Luciano Paez, Secretário de Clima.
Na abertura do Centro de Tecnologia e Inovação, uma surpresa: o Orientador de Matemática da instituição, Ricardo Viz, foi homenageado e dá nome ao lugar. Muito emocionado, Viz explica: “Esse espaço vai trazer um potencial ilimitado aos projetos Steam, já que entendemos que o ambiente é um 3º educador essencial no processo de aprendizagem. A ideia é que esteja aberto a ex-alunos, pais e toda a comunidade escolar. A sala é inspiradora e propícia para desenvolver a criatividade e a inovação”.
Sonho realizado
Beatriz Garcia, filha do fundador, professor Renato, se comoveu: “Foi indescritível, já fiquei tocada na entrada, vendo que a escola continua a investir na inovação, que está melhor a cada ano, é como ver o sonho dos fundadores realizado. Espero que o sonho continue geração após geração mantendo o seu legado de investimento na educação”.
Pablo Ibañez, Diretor Geral Cognita Brasil, nota: “O novo prédio é um equipamento que a Cognita e o GayLussac estão entregando para a comunidade escolar repleto de inovação, questionamento e debate, assim como tudo que é construído aqui. E tudo isso agora se materializa em um novo espaço”.
Os alunos do Itinerário de Linguagens, da 1ª série do Ensino Médio, entrevistaram o aluno Joao Pedro Hamberger 1M3, sobre a inauguração: “É um projeto muito interessante ainda mais que o Gaylussac pensou em tudo que poderia ser feito para um maior conforto dos alunos. Fico muito feliz em saber que a escola pensa no coletivo e me sinto muito honrado em estudar aqui durante esses 10 anos da minha vida”.