
Rio de Janeiro - A partir desta terça-feira (1º de abril), os contribuintes já podem acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2025) com todas as informações atualizadas, conforme divulgou a Receita Federal. Após um período de instabilidade e dados incompletos, provocado pela greve dos auditores-fiscais, o sistema foi normalizado.
Além disso, agora também estão liberadas as opções para envio da declaração pelo celular, através do app Meu Imposto de Renda, e pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Ambas as plataformas sofreram atraso no início da campanha, também devido à paralisação.
Vantagens da declaração pré-preenchida
Utilizar a declaração pré-preenchida não apenas acelera o preenchimento, como também oferece prioridade na restituição do IR, o que representa um benefício extra para os contribuintes organizados.
Com os dados agora totalmente disponíveis, o contribuinte tem acesso automático às seguintes informações:
- Rendimentos declarados em fontes pagadoras (Dirf)
- Informações de imóveis (Dimob)
- Despesas médicas e de saúde (Dmed)
- Dados do Carnê-Leão Web
- Rendimentos isentos por moléstia grave
- Informações sobre juros e restituições recebidas
- Saldos bancários, investimentos e criptoativos
- Contribuições à previdência privada
- Imóveis adquiridos e doações realizadas
- Contas e ativos no exterior
Durante os primeiros dias da entrega do IRPF 2025, a versão pré-preenchida disponibilizava apenas parte dessas informações. A atualização total dos dados foi liberada gradualmente, e agora está completa.
Envio por celular ou internet
O aplicativo Meu Imposto de Renda permite fazer toda a declaração diretamente do celular, sem a necessidade de baixar o tradicional Programa Gerador da Declaração (PGD). O site do e-CAC também está apto a receber e processar as declarações de forma online.
Segundo o supervisor nacional do IR, José Carlos Fonseca, a Receita Federal está em processo de migração para o sistema digital e, futuramente, o PGD será descontinuado em favor de plataformas mais modernas e seguras.
Prazos e expectativa de entrega
O prazo para envio da Declaração do Imposto de Renda 2025 começou em 17 de março e vai até o dia 30 de maio, às 23h59min59s. A recomendação da Receita é que os contribuintes organizem com antecedência todos os documentos de renda, bens e despesas, para evitar erros ou omissões.
A expectativa é de que 46,2 milhões de declarações sejam entregues este ano — um aumento de quase 7% em relação ao volume registrado em 2024.