Economia

Bares e restaurantes entram no alerta vermelho econômico

Bares e restaurantes em crise: pesquisa da Abrasel revela desafios e necessidade de medidas para a recuperação econômica do setor.

© Tomaz Silva/Agência Brasil
© Tomaz Silva/Agência Brasil

Rio de Janeiro - Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Leste Fluminense) revelou dados preocupantes sobre a situação econômica do setor de alimentação fora de casa na Região Metropolitana do Rio e Região dos Lagos. O aumento nos pedidos de delivery foi um dos destaques positivos do levantamento, mas, em contrapartida, o estudo trouxe um dado alarmante: 66% dos estabelecimentos operaram sem lucro no mês de outubro de 2023.

Baixo desempenho financeiro preocupa empresários

Entre os estabelecimentos que não registraram lucro, 27% operaram com prejuízo e 39% conseguiram apenas equilibrar suas contas. Apenas 30% dos negócios no setor apresentaram lucro no período. O presidente da Abrasel Leste Fluminense, Sandro Pietrobelli, comentou a gravidade da situação e reforçou a necessidade de medidas concretas para a recuperação do setor.

“Os resultados dessa pesquisa reforçam a necessidade urgente de ações concretas para fortalecer o setor de bares e restaurantes no Leste Fluminense. É fundamental que políticas públicas sejam implementadas para melhorar o ambiente de negócios, incentivar o turismo, reduzir a carga tributária e também uma segurança pública mais efetiva. Além disso, atrair grandes corporações para a região pode impulsionar o desenvolvimento econômico e criar um ambiente mais favorável para o empreendedorismo”, destacou Pietrobelli.

Delivery cresce, mas problemas persistem

Quando analisadas as modalidades de vendas, 72% dos estabelecimentos relataram usar o delivery como principal meio de atendimento ao cliente, enquanto 53% apostam no modelo take away (pegar e levar). Já o consumo no local ainda domina o setor, sendo praticado por 92% das empresas.

Porém, mesmo com o crescimento do delivery, 45% dos estabelecimentos não conseguiram reajustar seus preços nos últimos 12 meses, e outros 49% realizaram aumentos abaixo da inflação, o que compromete ainda mais a rentabilidade do setor.

Medidas para superar a crise

O levantamento acende um alerta para empresários e autoridades da região. A pesquisa mostra que, apesar do aumento da demanda por delivery e take away, a dificuldade de repassar custos e o cenário econômico desafiante têm afetado diretamente o desempenho financeiro dos negócios.

A Abrasel defende a implementação de políticas públicas, incentivo ao turismo e maior apoio à segurança pública para reverter esse quadro, além de destacar a importância de atrair investimentos para impulsionar a economia local.