Cultura

Niterói recebe seu primeiro festival lírico

Niterói promove a primeira edição do Festival Lírico de Niterói. O evento inclui apresentações culturais, masterclasses e mesas redondas.

Divulgação
Divulgação

Niterói sedia, neste mês de junho, a primeira edição do Festival Lírico de Niterói – FELINI.

A abertura foi no Theatro Municipal da cidade, com casa cheia para o Espetáculo Le Donne de Puccini, um belo tributo aos 100 anos de morte do compositor, trazendo ao palco as mais belas árias do mesmo com os sopranos Amanda Ayres, Maria Gerk, Sophia Dornellas e Tina França, regidas pelo Maestro Edvan Moraes e acompanhadas por Ensemble Musical e pelo ator Anderson Calabria.

Com programação até o dia 29 de junho de 2024, o festival engloba 17 dias de eventos culturais em lugares históricos e relevantes da cena do cultural da cidade, tais como: Theatro Municipal de Niterói, Solar do Jambeiro, Sala Nelson Pereira dos Santos, Auditório da OAB-Niterói, Igreja São Judas Tadeu, entre outros.

Com o apoio da Secretaria das Culturas de Niterói, o FELINI – Festival Lírico de Niterói nasce com a inspiração no soprano fluminense Marina Considera, que faleceu precocemente em outubro de 2023. Marina foi uma das maiores cantores líricas do país, com carreira nacional e internacional e teve grande influência na formação de muitos jovens cantores.

O festival terá a honra de oferecer uma Masterclass gratuita com o atual correpetidor e maestro da Ópera de Paris, Ramon Theobald, Mesa Rendonda com presença da Secretária das Culturas de Niterói, Julia Pacheco, abertura com Espetáculo em tributo aos 100 anos de morte do importante compositor Giacomo Puccini e encerramento com Concerto em homenagem ao soprano Marina Considera.

Além de vasta programação com repertório brasileiro e internacional, palestras, lançamento de livro, etc. Toda a programação do FELINI tem classificação livre e os eventos possuem preços acessíveis, incluindo alguns gratuitos.

A programação completa pode ser conferida em @festliriconiteroi.