Cultura

Exposição traz influência da arte na moda, no Centro de Niterói

Exposição tem espaço dedicado ao tema.
Exposição tem espaço dedicado ao tema.

A artista plástica Tarsila do Amaral teve papel importante no modernismo e também na moda brasileira, e é esse lado fashion que a exposição “Alma Tarsila” vai mostrar no encerramento da temporada, na Sala de Cultura Leila Diniz, nesta quinta-feira, dia 7 de julho. Das 16h30 às 20h30, será apresentada a performance “Tarsila, Oswald e a moda”, animando a finissage da coletiva do Entreartes, que reúne obras de Bia Torres, Fátima Dantas, Lucia Lyra, Maria Lucia Maluf, Mario Reis e Renata Barreto.

Artistas do Entreartes na exposição Alma Tarsila | Foto: Celio Carvalho

Tarsila do Amaral se casou, em 1926, com o poeta Oswald de Andrade, e o casal agitava a vida cultural, influenciando os costumes da época. Oswald apresentou Tarsila ao estilista francês Paul Poiret, que desenhou o vestido do casamento e outros que inovaram a moda do período. Poiret apresentava uma nova forma para a roupa feminina, libertando as mulheres de espartilhos e subindo as bainhas, deixando à mostra tornozelos e possibilitando maior liberdade de movimentos. Coco Chanel e Jean Patou foram estilistas que acompanharam essa tendência na Paris que saía da Primeira Grande Guerra.

Uma equipe criativa foi reunida pelo Entreartes para assinar a performance “Tarsila, Oswald e a moda”. A estilista Patrícia Mattos, a chapeleira Luana Sampaio, a joalheira Cristina Pinho e a maquiadora e cabeleireira Aloan Lopes apresentarão um look feminino inspirado na estética adotada por Tarsila, com os modelos Ana Carolina Mendonça e Afonso Villas-Boas. Se o visual incluía trajes criados por Poiret, com tecidos fluidos, bainha acima do tornozelo e chapéus cloche, a maquiagem e brincos serão inspirados nas fotografias e autorretratos da pintora. Já o look masculino acompanhará a estética oswaldiana, com colarinhos sem rigidez e a combinação entre camisas e paletós, livres do rigor tradicional. O chapéu Panamá, outro item marcante na imagem de Oswald, também estará em cena, segundo a equipe.

Homenagem do Entreartes à Tarsila e aos cem anos da Semana de Arte Moderna, a coletiva tem entrada franca e pode ser vista das 8h às 17h. “Alma Tarsila” é a 13ª mostra do coletivo criado pela produtora cultural Cacau Dias, com curadoria de Ana Schieck, que também conversarão com o público, na quinta-feira.

Para garantir lugar na performance “Tarsila, Oswald e a moda”, é bom confirmar presença através do WhatsApp (21) 99956-5000. A Sala fica na Rua Heitor Carrilho, 81, no Centro de Niterói.