Você sabia que Niterói tem uma escadaria de mosaicos, como a famosa Escadaria do Selarón, na Lapa? O Projeto Mosaico do Lugar foi realizado a partir da urbanização da Rua Oscar Pereira em 2004, em que a Prefeitura construiu uma escadaria de 125 degraus, entremeada com 4 platôs com mesas, bancos e canteiros de jardins, formando pequenas praças. (Vídeo abaixo conta a história do projeto)
Em processo coletivo coordenado pela moradora da rua e artista visual Leila B., mais de 120 participantes da comunidade e outros bairros, produziram em torno de 800 obras voluntariamente, em 80 encontros no ateliê da artista de 2004 a 2006. São 35m² de mosaico de linguagens e temas diversos, realizados por um público heterogêneo que representa a diversidade social que compõe a nossa cidade.
Foi premiado em 2005 pelo “Cultura nota 10” da Secretaria de Cultura do Estado do Rio, e pelo prêmio “Urbanidade 2008” do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-RJ. Na dissertação de mestrado defendida em 2009 no PPGCA-UFF, a artista amplia as reflexões teóricas sobre a ação orientada pelos conceitos de urbanidade, arte pública e estética relacional.
Em 2019 o projeto foi contemplado na chamada pública de fomento às artes do edital 07/2019 da Secretaria das Culturas de Niterói, com projeto “Mosaico do Lugar – valorização do Patrimônio Municipal Tombado” para retomar as pesquisas sobre o impacto do patrimônio no bairro, realizar seu inventário e divulgar seu histórico nas redes sociais. A prefeitura instalou placa informando que iniciativa foi tombada como patrimônio cultural.
Lei Municipal Nº 3415/2019
A Lei Municipal Nº 3415/2019, dispõe sobre o tombamento da Escadaria do Mosaico em Charitas. Após a lei, ficou tombada a Escadaria do Mosaico, fruto do trabalho batizado de “Mosaico do Lugar”, situada na Rua Oscar Pereira, Charitas, pelo seu valor cultural. O Projeto de Lei é de autoria do vereador Leonardo Giordano.