CULTURA – Nesta quarta (27), a Fundação Municipal de Saúde, por meio do Centro de Convivência e Cultura Oficinas Integradas, realizou mais uma edição da Tarde Musical no Teatro Popular Oscar Niemeyer, dessa vez com a participação do grupo Música e Poesia. O grupo reúne profissionais e usuários da Saúde Mental da Unidade de Saúde da Engenhoca.
A apresentação contou com a participação do músico Luper Concepção Black e da psicóloga Lane Mallet. Luper apresentou sua obra autoral, enquanto Lane cantou e declamou poesia do seu trabalho com a juventude de favelas. Passeando por músicas da MPB e com declamação de poemas como “Navio Negreiro” de Castro Alves, a apresentação lidou com temas como a discriminação racial e o contexto conturbado da política brasileira.
A ideia da Tarde Musical é mostrar os talentos dos usuários de Saúde Mental para a população da cidade. “É também uma maneira de ocupação de territórios da cidade pelos usuários, indo além das unidades e para além do tratamento”, afirmou o organizador Francisco Protasio. O evento acontece nas quartas-feiras no quiosque da Magrinha em Charitas e na última quarta de cada mês ocorre a apresentação no Teatro Popular.
O grupo Música e Poesia surgiu em 2013, a partir das oficinas de expressão corporal da unidade da Engenhoca. A coordenadora do grupo, Ana Rosa, comemorou a parceria com o Centro de Convivência e disse que “a ideia do projeto é que a sociedade saiba que essas pessoas são capazes, que elas têm o que dizer, que não são alienadas”. Atualmente Ana Rosa busca novas parcerias para o projeto e está com uma oficina de teatro na Biblioteca Vila Ipiranga.
Fotos: Divulgação