Cultura

Cauby Peixoto será nome de novo Centro Cultural em Niterói

Descubra o novo Centro Cultural em Niterói, nomeado em homenagem a Cauby Peixoto. Um espaço para cultura, leitura, lazer e muito mais.

Cauby Peixoto | Foto: Funarte
Cauby Peixoto | Foto: Funarte

Nesta quinta-feira (26), o prefeito de Niterói, Axel Grael, visitou as obras de restauração do casarão histórico na Alameda São Boaventura, no bairro Fonseca. O imóvel será transformado no primeiro espaço exclusivamente dedicado à cultura na Zona Norte da cidade, recebendo o nome de Centro Cultural Cauby Peixoto. A inauguração está prevista para 2025.

“Começamos essa obra de restauração desse casarão que é muito bonito, muito representativo de uma época saudosa aqui da Alameda São Boaventura. Aqui será um espaço para arte e cultura. Em breve, moradores da Zona Norte e de toda a cidade poderão vir aqui curtir esse espaço. As equipes estão trabalhando na recuperação do prédio para que tudo fique adequado. Esse Centro Cultural aqui vai ter o nome do Cauby Peixoto, esse grande nome da cultura brasileira, que morou aqui em Niterói e é natural desta região aqui da Zona Norte. Com certeza é uma forma da gente perpetuar a presença desse grande cantor da nossa cidade”, afirma Axel Grael.

Obras de Restauração e Novo Espaço Cultural

A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) está realizando as primeiras etapas da obra, que incluem a limpeza do telhado, remoção de pichações, tratamento das estruturas de madeira e reboco nas paredes.

O projeto prevê a construção de uma biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, coworking, salas multiuso e um auditório com capacidade para 200 pessoas, garantindo total acessibilidade. O investimento total da prefeitura no projeto é de R$ 16,8 milhões.

Cauby Peixoto

Nascido em Santa Rosa, Niterói, em 1931, Cauby Peixoto foi um dos maiores intérpretes da música brasileira. Com uma carreira brilhante, ele acumulou prêmios, incluindo um Grammy Latino e o Latin Recording Academy’s President Merit Award, sendo o primeiro artista a receber esse título. Cauby cresceu no bairro do Fonseca, onde sempre manteve laços com a comunidade. Ele faleceu em 2016, deixando um legado eterno na música brasileira.

O Centro Cultural Cauby Peixoto será uma homenagem ao artista e um novo marco cultural para Niterói, oferecendo um espaço vibrante para as artes e a cultura local.