Niterói - Mais de 2.100 pessoas prestigiaram as sessões gratuitas do filme “Ainda Estou Aqui”, do premiado diretor Walter Salles, em exibições realizadas no Reserva Cultural de Niterói. A ação, fruto de uma parceria da Prefeitura de Niterói com o cinema, ofereceu acesso gratuito à cultura entre os dias 26 de março e 2 de abril, com quatro sessões diárias do longa.
O filme, que retrata a trajetória da família de Eunice Paiva e do ex-deputado Rubens Paiva, morto sob tortura durante o regime militar brasileiro, emocionou e conscientizou o público, superando 2 mil espectadores em apenas sete dias.
Sessões incluíram acolhidos da assistência social e jovens do Caramujo
No último dia da programação, a Prefeitura levou ao cinema adultos de espaços de acolhimento social e adolescentes do Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC), como parte de uma iniciativa de inclusão cultural e cidadania promovida pelas secretarias municipais de Direitos Humanos, Assistência Social e Promoção da Igualdade Racial.
O secretário de Assistência Social, Elton Teixeira, destacou o papel da cultura na promoção da dignidade dos acolhidos:
“No âmbito da assistência social, trabalhamos também a promoção e a recuperação da dignidade dos acolhidos. Uma das formas de ambientá-los é com atividades culturais que, de certa forma, os integram à sociedade. Tivemos um grupo de cerca de 70 adultos assistindo ao filme que aborda o período da ditadura e que trata de violação dos direitos. É importante que os acolhidos tenham essa experiência e se sintam parte das atividades do município”, afirmou.
Entre os participantes, estavam moradores dos espaços Lélia Gonzalez, Hotel Social e Lisaura Ruas. Um deles, Samuel de Assis, compartilhou sua experiência:
“Essa foi a minha primeira vez no cinema. Estava ansioso. É como estar dentro do filme” disse Samuel, que está há 10 dias acolhido em um dos espaços da Prefeitura.
Adolescentes vivenciaram cultura além do esporte
No mesmo dia, 25 jovens de 14 a 17 anos, acompanhados de responsáveis, também compareceram às sessões. O subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, reforçou o valor da atividade:
“É fundamental promover a cultura e proporcionar aos nossos adolescentes do Pesc experiências que vão além dos treinos e competições. Isso reforça o nosso compromisso de não investir apenas no potencial esportivo, mas também em outras áreas que são fundamentais para o crescimento de nossos atletas”
Filme aborda memória, direitos humanos e resistência
“Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional por “Diários de Motocicleta”, traz à tona reflexões profundas sobre a ditadura militar no Brasil, a memória histórica e a luta por justiça e direitos humanos.