Cultura

“Ainda Estou Aqui” atrai mais de 2 mil pessoas nas sessões gratuitas em Niterói

Sessões gratuitas do filme de Walter Salles emocionaram o público e promoveram inclusão cultural

Foto: Lucas Benevides
Foto: Lucas Benevides

Niterói - Mais de 2.100 pessoas prestigiaram as sessões gratuitas do filme “Ainda Estou Aqui”, do premiado diretor Walter Salles, em exibições realizadas no Reserva Cultural de Niterói. A ação, fruto de uma parceria da Prefeitura de Niterói com o cinema, ofereceu acesso gratuito à cultura entre os dias 26 de março e 2 de abril, com quatro sessões diárias do longa.

O filme, que retrata a trajetória da família de Eunice Paiva e do ex-deputado Rubens Paiva, morto sob tortura durante o regime militar brasileiro, emocionou e conscientizou o público, superando 2 mil espectadores em apenas sete dias.

Sessões incluíram acolhidos da assistência social e jovens do Caramujo

No último dia da programação, a Prefeitura levou ao cinema adultos de espaços de acolhimento social e adolescentes do Parque Esportivo e Social do Caramujo (PESC), como parte de uma iniciativa de inclusão cultural e cidadania promovida pelas secretarias municipais de Direitos Humanos, Assistência Social e Promoção da Igualdade Racial.

O secretário de Assistência Social, Elton Teixeira, destacou o papel da cultura na promoção da dignidade dos acolhidos:

“No âmbito da assistência social, trabalhamos também a promoção e a recuperação da dignidade dos acolhidos. Uma das formas de ambientá-los é com atividades culturais que, de certa forma, os integram à sociedade. Tivemos um grupo de cerca de 70 adultos assistindo ao filme que aborda o período da ditadura e que trata de violação dos direitos. É importante que os acolhidos tenham essa experiência e se sintam parte das atividades do município”, afirmou.

Entre os participantes, estavam moradores dos espaços Lélia Gonzalez, Hotel Social e Lisaura Ruas. Um deles, Samuel de Assis, compartilhou sua experiência:

“Essa foi a minha primeira vez no cinema. Estava ansioso. É como estar dentro do filme” disse Samuel, que está há 10 dias acolhido em um dos espaços da Prefeitura.

Foto: Bruno Alves

Adolescentes vivenciaram cultura além do esporte

No mesmo dia, 25 jovens de 14 a 17 anos, acompanhados de responsáveis, também compareceram às sessões. O subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, reforçou o valor da atividade:

“É fundamental promover a cultura e proporcionar aos nossos adolescentes do Pesc experiências que vão além dos treinos e competições. Isso reforça o nosso compromisso de não investir apenas no potencial esportivo, mas também em outras áreas que são fundamentais para o crescimento de nossos atletas”

Foto: Lucas Benevides

Filme aborda memória, direitos humanos e resistência

Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional por “Diários de Motocicleta”, traz à tona reflexões profundas sobre a ditadura militar no Brasil, a memória histórica e a luta por justiça e direitos humanos.