Aconteceu

Vídeo mostra para onde foi a estátua de Arariboia em Niterói

Veja como a estátua de Arariboia foi reposicionada em Niterói e retoma sua função de guardião da cidade no vídeo abaixo.

Divulgação/Prefeitura de Niterói
Divulgação/Prefeitura de Niterói

Niterói - A Prefeitura de Niterói divulgou nesta quinta-feira (10) um vídeo inédito que mostra a mudança da estátua de Arariboia, um dos maiores símbolos históricos de Niterói, agora reposicionada para retomar sua função simbólica de guardião da cidade. A movimentação foi ágil, e nas redes sociais a prefeitura brincou: Quem piscou, não viu!” (Vídeo abaixo)

A escultura do guerreiro indígena, peça central da identidade e memória cultural de Niterói, foi transferida como parte das obras de revitalização da Orla Centro e da modernização da Avenida Rio Branco. Agora, a estátua está voltada novamente para as águas da Baía de Guanabara, simbolizando proteção e vigilância — conforme idealizado em sua colocação original.

O novo local da estátua foi cuidadosamente escolhido: ela passa a ocupar um espaço de contemplação junto ao bicicletário Arariboia, entre as ruas Aurelino Leal e José Clemente. De lá, moradores e visitantes poderão desfrutar de uma vista deslumbrante da orla de Niterói, em harmonia com o ambiente urbano em transformação.

O reposicionamento de Arariboia é um dos marcos do Projeto Orla Centro, que visa transformar toda a frente marítima de Niterói em um espaço mais acessível, moderno e voltado às pessoas, com novas ciclovias, iluminação LED, paisagismo, áreas de convivência e valorização do patrimônio cultural e histórico da cidade.