Cidade

Vídeo fake revolta moradores do Caramujo em Niterói

Moradores do Caramujo reagem ao vídeo fake. Entenda como a falsa informação impactou a comunidade de Niterói.

Vídeo fake é divulgado nas redes sociais e revolta moradores do Caramujo, em Niterói
Vídeo fake é divulgado nas redes sociais e revolta moradores do Caramujo, em Niterói

Niterói - Um vídeo fake compartilhado pelo vereador do Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro e pelo deputado federal Carlos Jordy, ambos do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo presidente é Valdemar Costa Neto, está gerando revolta e indignação em moradores do bairro do Caramujo, na Zona Norte de Niterói.

O filho de Jair Bolsonaro, Carlos Bolsonaro compartilhou uma notícia falsa, neste sábado (5), sobre um suposto ataque a tiros, que segundo a publicação ocorreu no Caramujo, a helicópteros da Marinha que sobrevoavam a cidade de Niterói durante um treinamento militar, na última sexta-feira (4). Diversos moradores do caramujo falaram com a reportagem e demostraram bastante indignação com a situação, confira os depoimentos abaixo.

Carlos reproduziu um vídeo que circulou pelas redes sociais com som de tiros no momento em que aeronaves cruzavam o céu. Com as imagens, o filho do ex-presidente escreveu na legenda “Enquanto eles ficam perseguindo quem não faz nada, o terrorismo avança livremente. Só coincidência! “Caramujo, Niterói, RJ: Seis Helicópteros da Marinha do Brasil foram atacados hoje (05.04.2015) durante uma cerimônia de passagem de Comando na Esquadra. Um claro ato T E R R O R I S T A, aliás, mais dos inúmeros praticados pelo CV no Brasil.”

Diversos moradores falaram com a reportagem indignados com a divulgação do vídeo falso

Rafael, morador do Caramujo a 42 anos disse à reportagem, “moro aqui a 42 anos no Caramujo, eu trabalho e moro aqui no Caramujo e nesse dia que teve esses helicópteros passando não teve nenhum ocorrido. Foi tudo tranquilo e permaneceu tudo normal. Esse vídeo não é verdade não”.

Tânia Regina Carvalho, moradora do Caramujo disse à reportagem que esse vídeo é fake news e isso não aconteceu, ela enfatizou que nesse dia estava em casa e acompanhou os helicópteros passando, mas não teve nenhum tiro, “esse vídeo que saiu sobre o Caramujo de tiroteio contra os helicópteros é fake news, isso não aconteceu, eu acompanhei os helicópteros a manhã toda passando por aqui e não teve tiro nenhum, é muita maldade das pessoas né?”.

Jhonatan Vale falou à reportagem que é morador do Caramujo e neste dia do treinamento dos helicópteros da Marinha não houve nenhuma troca de tiros no bairro e que a notícia é totalmente fake, “sou morador do Caramujo em Niterói, e especificamente no dia do treinamento dos helicópteros da Marinha não houve realmente nenhuma troca de tiros, essa notícia que estão passando é totalmente fake, foi realizado o treinamento da Marinha e não houve nenhuma troca de tiros no bairro.”

Outra moradora que não quis se identificar, falou com bastante indignação à reportagem, “estou indignada com essa fake que está rolando falando que teve tiroteio no Caramujo, no dia que os helicópteros estavam rodando. Gente mas não teve um tiro sequer no Caramujo. Estava na varanda com meus pais, vi o treinamento dos helicópteros, mas não teve um tiro sequer, repito, é puro fake, como que uma pessoa consegue perder seu lindo tempo pra ficar fazendo fake numa comunidade que graças a Deus hoje em dia ela está super calma na maior paz.”

Jéssica Corrêa, moradora do bairro, indignada falou, “até aonde vai a maldade do ser humano criando esse tipo de fake news para prejudicar a nossa comunidade” e completou, “gostaria de relatar que essas postagens falando sobre tiros nos helicópteros na nossa comunidade são falsas! Não teve nenhum disparo contra eles.”

Gabriel Amancio da Silva, disse “venho informar que estava presente na comunidade no dia e não houve nenhum disparo de arma de fogo nos helicópteros”.

O morador do Caramujo, Mauro Junior disse, “estão dizendo que está tendo tiroteio no Caramujo, loucura, ainda mais em cima de helicóptero, a favela está a maior paz, graças a Deus”.

Fabricio Félix de Araújo, morador do Caramujo, da Rua Bombeiro Américo da Silva, disse que “no dia do helicóptero não ouve sequer nenhum movimento de tiros no bairro do Caramujo.”

Maria Eluzênia Duarte Silva, moradora do bairro a 66 anos, disse que “não é a primeira vez que a Marinha faz esse procedimento passando por aqui e nós já sabemos. No horário que eles passaram eu estava na rua, no sacolão, vi vários helicópteros rondando, e todo mundo que estava comigo na rua ficou olhando, porque é bonito de ver, mas não houve nenhum confronto, nenhum tiro, nada, nada, tudo é fake. Moro na travessa Caldas.”

“Eu não vi nenhum tiro aqui no Caramujo, eu vi sim, helicópteros passando e fazendo o treinamento deles, moro na Rua Garibaldi, isso que estão dizendo ai é pura mentira, isso que estão dizendo aí é para poder denegrir a imagem do nosso bairro, tudo mentira.” disse a moradora Flávia bastante indignada.

Wellington, morador do Caramujo disse que viu os helicópteros da Marinha, mas não ouviu em momento algum tiros dentro da comunidade. “isso ai é um vídeo fake que estão fazendo para denegrir a imagem do nosso bairro”.

Ádan Carvalho, disse que no dia ele estava no Caramujo, durante todo tempo em que as aeronaves da Marinha fizeram o treinamento e afirmou que o vídeo é fake, “não houve nenhum disparo, se trata de uma acusação essa questão dos tiros vindos de nosso bairro”.

Tainá, outra moradora do Caramujo, disse que não aconteceu nada disso, “no exato momento que os helicópteros da Marinha estavam sobrevoando o Caramujo, eu vi tudo, e em nenhum momento eu ouvi tiro, não teve tiro nenhum.”

A Marinha do Brasil confirmou que não teve tiros

“A Marinha do Brasil informa que, na manhã de sexta-feira, dia 04 de abril, aeronaves subordinadas ao Comando da Força Aeronaval encontravam-se realizando treinamento e sobrevoando a Região de Niterói – RJ. As aeronaves mantinham um padrão de voo previamente estabelecido, compatível com as normas de segurança e a coordenação com os órgãos competentes de controle de tráfego aéreo. Não houve a percepção de tiros, conforme vídeo que circula nas mídias sociais, ou qualquer dano às aeronaves ou risco às suas tripulações” diz a nota oficial da Marinha do Brasil.

Compartilhamento do vídeo pelos políticos

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Vídeo fake compartilhado

Vídeo antigo no Rio de Janeiro com o mesmo áudio do fake