Niterói - Um vídeo divulgado nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (06) gerou preocupação no Instagram entre moradores de Niterói. O vídeo mostrava um morador de uma Residência Terapêutica da Rede de Saúde Mental do município andando na rua, nas proximidades do Túnel Charitas-Cafubá, ao lado do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba.
No vídeo divulgado um texto dizia que “pacientes do Hospital Psiquiátrico de Jurujuba estavam sozinhos na rua com portão aberto”. O vídeo em seguida foi apagado e ao que tudo indica, não circula mais nas redes.
O cidadedeniteroi.com procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói que esclareceu que a pessoa que aparece no vídeo é morador de uma Residência Terapêutica, um dispositivo da Rede de Saúde Mental.
Como explicou a Secretaria Municipal de Saúde, esse serviço oferece moradia às pessoas, que não estão internadas e têm liberdade para se locomover pelo território onde residem. Os moradores frequentam mercados, shoppings, praias, museus e centros de cultura, acompanhados ou sozinhos, conforme o projeto terapêutico definido pelos serviços que os acompanham.