
A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou, na tarde desta terça-feira (28), a suspensão de todas as aulas e atividades acadêmicas em razão da megaoperação policial realizada na cidade do Rio de Janeiro.
Em nota oficial publicada às 15h, a instituição afirmou que a medida visa preservar a segurança da comunidade universitária, diante das interdições em vias expressas e do estado de atenção causado pelos confrontos armados.
“Objetivo é preservar a integridade da comunidade acadêmica”
Segundo o comunicado,
“A UFF recomenda a suspensão das aulas e demais atividades acadêmicas nesta terça-feira (28), em razão do estado de atenção decorrente da megaoperação policial realizada na cidade do Rio de Janeiro, que afeta a segurança da população e as condições de deslocamento, com interdições em vias expressas.”
A universidade informou ainda que estão suspensas as atividades administrativas e acadêmicas, exceto as consideradas essenciais. A medida se estende a todos os campi da instituição.
Faltas serão abonadas e comunidade deve evitar deslocamentos
Em outro trecho, a UFF destacou que
“a decisão tem como objetivo preservar a integridade da comunidade acadêmica, ficando suspensas as atividades administrativas e acadêmicas, exceto as consideradas essenciais. Recomenda-se também o abono das faltas do dia devido à dificuldade de acesso aos campi.”
Além disso, a instituição orientou que estudantes, professores e servidores evitem circular nas regiões afetadas pela operação.
“A UFF orienta que todos evitem circular nas regiões afetadas, permaneçam em locais seguros e acompanhem as informações pelos canais oficiais e principais meios de comunicação”, reforçou a universidade.
Contexto: megaoperação mobiliza mais de 2,500 agentes
A decisão ocorre no mesmo dia em que o Governo do Estado do Rio de Janeiro deflagrou uma megaoperação de segurança pública contra o Comando Vermelho (CV), envolvendo mais de 2.500 agentes da Polícia Civil e Militar.
As ações, concentradas nos complexos do Alemão e da Penha, resultaram em confrontos, bloqueios de vias e interdições que afetam diretamente o deslocamento entre cidades da Região Metropolitana, incluindo Niterói.