O Quilombo do Grotão, um dos mais importantes espaços de cultura negra no Rio de Janeiro, localizado no Engenho do Mato, em Niterói, participará de uma iniciativa para ampliar sua presença digital, visando atrair mais turistas estrangeiros. A ação, promovida pela Embratur em parceria com o Sebrae, faz parte de um esforço para qualificar e divulgar destinos de turismo de base comunitária ligados à cultura brasileira.
Qualificação digital para atingir turistas internacionais
O projeto, parte do EmbraturLAB, busca capacitar espaços turísticos com ferramentas digitais acessíveis, como Google e TikTok, para ampliar o alcance e a visibilidade de experiências culturais únicas. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a importância das plataformas digitais no impacto direto sobre turistas internacionais, ajudando a aumentar a receita de pequenas empresas no setor de turismo.
“A ação faz parte do nosso projeto de aumentar a performance comercial de micro e pequenas empresas do setor de turismo com o uso de ferramentas digitais gratuitas ou de baixo custo, como Google e TikTok. A meta é ampliar o alcance de produtos e serviços, qualificar ofertas e aumentar a receita dessas pequenas empresas. Essas plataformas digitais são fundamentais porque impactam diretamente o turista estrangeiro”, explicou Freixo.
Quilombo do Grotão: Resistência, Cultura e Patrimônio
Fundado no início do século XX, o Quilombo do Grotão é um marco da resistência negra e da preservação da cultura afro-brasileira. Sua história começou com Manoel Bonfim e Maria Vicência, que chegaram ao Engenho do Mato nos anos 1920 e se tornaram pilares da comunidade. Em 2016, o Grotão foi oficialmente reconhecido como quilombo pela Fundação Palmares, e em 2003, para assegurar a permanência no território, a comunidade iniciou uma roda de samba com a tradicional feijoada, que há 20 anos fortalece a cultura e a história local.
“É um troféu para nossa comunidade”, afirma Renatão do Quilombo
José Renato Gomes da Costa, conhecido como Renatão do Quilombo, celebrou a iniciativa como um grande reconhecimento: “É um troféu que nossa comunidade está ganhando. É um reconhecimento do nosso trabalho, da nossa história e da nossa importância para este território e para toda a região de Niterói. Atrair mais turistas é fundamental para a nossa subsistência, mas também para que as pessoas conheçam cada vez mais o nosso trabalho, a nossa jornada e levem consigo para os seus destinos e reproduzam estes saberes pelo mundo afora”. O Quilombo do Grotão, que também é um Ponto de Cultura da Rede Cultura Viva de Niterói, realiza atividades como oficinas de ervas medicinais, percussão, capoeira e artesanato, consolidando-se como um importante polo cultural.
Além do Quilombo do Grotão, outros destinos brasileiros, como os Lençóis Maranhenses e o Pantanal, também integram a iniciativa do EmbraturLAB, reforçando o compromisso com a valorização da cultura e das tradições afro-brasileiras no turismo nacional.