
Um tubarão foi avistado nadando próximo à orla da Praia da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã do último domingo (18). O episódio ocorreu nas proximidades do Posto 5, enquanto alunos de uma escola de surfe praticavam o esporte. Com a aparição repentina da barbatana, os estudantes deixaram rapidamente a água e se dirigiram à areia. (Vídeo abaixo)
Registro em vídeo e reação imediata
As imagens foram registradas por um instrutor de surfe, que estava na areia no momento em que os alunos saíram da água. “À primeira vista, eu não entendi muito, só vi meus alunos saindo bem rápido. E assim que um deles chegou a mim, ele falou: ‘Tubarão! Tubarão!’. Aí eu já me levantei da cadeira bem rápido e já fui atrás para filmar”, contou o professor. Ele ressaltou que encontros como esse são raros na região da Barra.
Outro instrutor que também acompanhava a turma avaliou o tamanho do animal. “A gente viu pela barbatana que ele era bem grande, uns 2,5 metros de comprimento”, afirmou. Por medida de segurança, os alunos foram imediatamente orientados a se afastar do mar. “Não teve ataque. Ele estava no outside, só passeando, mas assustou a galera. Por segurança, foi melhor tirar todo mundo.”
Possível tubarão-martelo, diz especialista
De acordo com biólogos marinhos, a espécie registrada possivelmente era um tubarão-martelo, comum na costa brasileira. Segundo especialistas, o risco de ataques no litoral do Rio de Janeiro é extremamente baixo.
A presença de tubarões próximos à costa faz parte do comportamento natural da espécie. É muito comum esse animal chegar perto da praia, das ondas, para pegar cardumes e tentar se alimentar.