Já ganhou até apelido, “carro da multa”. Uma imagem circulou nas redes sociais nesta semana afirmando que o “carro da multa”, um veículo supostamente equipado com múltiplas câmeras para aplicar multas por estacionamento irregular, já estaria circulando em Niterói, em fase de testes. O assunto causou uma enorme polêmica nas redes sociais.
Nas imagens e postagens que circulam pela internet, é afirmado que o carro pertence à concessionária Niterói Rotativo, que explora as vagas de estacionamento da cidade desde 1999. A empresa preferiu não confirmar a operação.
Entretanto, na noite desta quinta-feira (27) a Prefeitura de Niterói divulgou uma nota alegando que não autorizou a concessionária Niterói Rotativo a fazer qualquer tipo de fiscalização com carros.
A prefeitura informou também que “já notificou a empresa para esclarecer sobre o suposto carro que estaria circulando na cidade”, e completou afirmando que “reiterou expressamente a não autorização para esse tipo de procedimento, nem para testes ou para implementação futura.”
Ou seja, caso se confirme que o suposto “carro da multa” seja mesmo da Niterói Rotativo, ele não terá autorização legal para realizar tal procedimento, sob hipótese alguma, de acordo com a prefeitura.
“A Prefeitura esclarece que o não cumprimento das determinações pela concessionária Niterói Rotativo poderá acarretar em multas e até mesmo o rompimento do contrato de maneira unilateral pelo poder concedente.” diz o final da nota da prefeitura.