Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói realizaram um resgate inusitado neste sábado (16) no bairro do Cafubá, na Região Oceânica de Niterói. Uma moradora acionou o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), após encontrar uma cobra em seu quintal. Porém, em vez de medo, a moradora demonstrou preocupação: a serpente estava repleta de espinhos de um ouriço-cacheiro. (Vídeos abaixo)
Resgate cuidadoso e devolução à natureza
Os agentes removeram 15 espinhos do corpo da cobra e 5 da boca, suspeitando que o animal tenha tentado predar o ouriço, mas acabou “aprendendo a lição”. O ditado “o feitiço virou contra o feiticeiro” se aplicou bem ao caso.
Após a remoção dos espinhos e uma análise cuidadosa, a cobra foi devolvida com segurança ao seu habitat no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Parnit), em uma área de proteção ambiental em Piratininga.
Orientações para casos semelhantes
A Guarda Ambiental de Niterói reforça que, ao encontrar um animal silvestre, é essencial acionar o serviço de emergência pelo número 153. O resgate será realizado de forma segura tanto para o solicitante quanto para o animal.
- Serpentes não venenosas, como a resgatada, são levadas de volta ao habitat natural.
- Em casos de animais venenosos, o encaminhamento é feito para o Instituto Vital Brazil, especializado no manejo desses casos.