Aconteceu

Serpente com espinhos é encontrada dentro de casa em Niterói

Moradora encontra cobra cheia de espinhos de ouriço em Niterói. Resgate inusitado revela aprendizado da serpente. Vídeo abaixo.

Divulgação/Guarda Ambiental de Niterói
Divulgação/Guarda Ambiental de Niterói

Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói realizaram um resgate inusitado neste sábado (16) no bairro do Cafubá, na Região Oceânica de Niterói. Uma moradora acionou o número 153, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), após encontrar uma cobra em seu quintal. Porém, em vez de medo, a moradora demonstrou preocupação: a serpente estava repleta de espinhos de um ouriço-cacheiro. (Vídeos abaixo)


Resgate cuidadoso e devolução à natureza

Os agentes removeram 15 espinhos do corpo da cobra e 5 da boca, suspeitando que o animal tenha tentado predar o ouriço, mas acabou “aprendendo a lição”. O ditado “o feitiço virou contra o feiticeiro” se aplicou bem ao caso.

Após a remoção dos espinhos e uma análise cuidadosa, a cobra foi devolvida com segurança ao seu habitat no Parque Estadual da Serra da Tiririca (Parnit), em uma área de proteção ambiental em Piratininga.


Orientações para casos semelhantes

A Guarda Ambiental de Niterói reforça que, ao encontrar um animal silvestre, é essencial acionar o serviço de emergência pelo número 153. O resgate será realizado de forma segura tanto para o solicitante quanto para o animal.

  • Serpentes não venenosas, como a resgatada, são levadas de volta ao habitat natural.
  • Em casos de animais venenosos, o encaminhamento é feito para o Instituto Vital Brazil, especializado no manejo desses casos.

Vídeos