Sistema Eletrônico de Informações
Foto: Evelen Gouvea

A Prefeitura de Niterói aderiu ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e iniciou uma nova etapa de modernização da gestão. A ferramenta vai digitalizar processos administrativos e ampliar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Na prática, a promessa é de mais agilidade, transparência, eficiência e economia.

Sistema Eletrônico de Informações (SEI): o que muda em Niterói

A adesão ao SEI foi anunciada nesta segunda-feira (02), na sede do Executivo municipal. A partir de agora, a ferramenta passa a ser utilizada para:

  • digitalizar processos administrativos
  • ampliar o acesso da população a serviços públicos
  • garantir mais agilidade, transparência e eficiência na administração
  • gerar economia e reforçar a sustentabilidade, com menos papel e mais controle

Além disso, a Prefeitura destaca que a iniciativa fortalece a gestão pública com mais organização e rastreabilidade de procedimentos.

Sistema Eletrônico de Informações
Foto: Evelen Gouvea

RJ Digital Municípios e a parceria com SETD e PRODERJ

A iniciativa integra o Programa RJ Digital Municípios e é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Transformação Digital (SETD), o PRODERJ e a Prefeitura de Niterói. Segundo o texto, o programa já alcança mais de 70% dos municípios fluminenses.

O objetivo é acelerar a transformação digital no setor público e tornar rotinas administrativas mais rápidas, confiáveis e acessíveis para quem precisa do serviço.

Rodrigo Neves: fala mantida na íntegra

O prefeito Rodrigo Neves afirmou:

“Governar é uma corrida sem linha de chegada. A gente precisa sempre inovar e avançar mais. A Prefeitura de Niterói já fez muito na área da transformação digital e no investimento nesse conceito de governo digital e cidades inteligentes, mas o SEI, em parceria com os governos estadual e federal, é um passo adiante na estruturação do sistema eletrônico de informações do município, trazendo mais qualidade aos serviços prestados para o cidadão e aumentando a confiança da população nas instituições”

Feu Braga: integração para atender o cidadão

O secretário de Estado de Transformação Digital do Rio de Janeiro, Feu Braga, destacou:

“É uma oportunidade de transformar a vida das pessoas, transformando a nossa administração. Não é à toa que estamos reunidos aqui — TRF4, prefeitura, governo estadual e governo federal — porque o cidadão é um só. Ele não tem, nem precisa ter, a noção se o serviço é municipal, estadual ou federal. Ele quer ser atendido pelo serviço público”

“Essa integração entre os poderes para tornar a vida do cidadão melhor mostra que, juntos, podemos fazer a diferença de forma rápida, com baixo custo e de maneira inteligente. Servir o cidadão é unir esforços, pegar boas soluções e colocá-las em prática. Isso é política de Estado”

TRF4: origem do SEI e cessão gratuita

O texto informa que o SEI foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

A gestora do SEI, Patrícia Valentina Ribeiro Santana Garcia, disse:

“O SEI começou como um sistema criado para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. Já são 16 anos trabalhando nisso e fico muito feliz de ver os frutos que renderam dessa iniciativa. Esperamos que todos gostem e seja proveitoso para o serviço público da Prefeitura de Niterói”

Banner Patrocinado Mobile   Banner Patrocinado Mobile
Banner Patrocinado Mobile   Banner Patrocinado Mobile