Niterói - A partir da próxima segunda-feira (13), três das quatro áreas atendidas pelo programa Segurança Presente em Niterói terão seus horários de policiamento reduzidos. Na Região Oceânica, Icaraí e Santa Bárbara, a atuação começará às 7h, em vez de 5h, e seguirá até as 2h. No Centro, o horário de funcionamento permanece inalterado, das 6h às 22h.
Mudanças anunciadas em reunião do Conselho Comunitário
A alteração foi anunciada pelo subtenente Bandeira durante uma reunião do Conselho Comunitário de Segurança Pública realizada nesta quarta-feira (8), na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), no Centro de Niterói. Segundo ele, a decisão foi tomada pelo Palácio Guanabara e marca uma nova fase para o programa.
Participaram do encontro os novos responsáveis pela Secretaria de Ordem Pública de Niterói: o coronel Gilson Chagas, secretário, e o major Davi Ricardo Costa, subsecretário. Ambos possuem experiência prévia na coordenação de programas de segurança, como o Niterói Presente e o Segurança Presente em âmbito estadual.
Segurança Presente sob gestão estadual
Desde setembro de 2021, o programa Segurança Presente passou a ser gerido pelo governo do estado, quando após uma decisão política do governador Cláudio Castro, deixou de ser operado pela prefeitura, com o antigo nome Niterói Presente, que funcionava desde 2017, inaugurado na gestão de Rodrigo Neves. Atualmente, o subtenente Bandeira ocupa temporariamente a coordenação do programa em substituição ao tenente Carvalho, que está de férias.
Em novembro de 2024, o major Sérgio Caminha de Castro foi designado para assumir a coordenação geral do programa no município, mas ainda não tomou posse oficialmente do cargo.
Salários atrasados
Em 2023, o programa já na gestão do Governo do Estado, teve salários de seus agentes atrasados em Niterói por mais de um mês. Há época, os policiais chegaram a receber cestas básicas da população, que entregavam nos pontos do Caio Martins, em Icaraí, no 12ºBPM, no Centro e na Base Região Oceânica, em Pendotiba.
Pedido por ampliação no Horário do Centro
Durante a reunião, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública, Francis Leonardo, solicitou que o horário de operação do programa no Centro seja estendido para além das 22h. Ele destacou a importância de garantir a segurança de estudantes que deixam universidades, além de funcionários e empresários que saem de shoppings e outros estabelecimentos comerciais no final da noite.
“Às 22h, estudantes ainda estão saindo das universidades. É o horário de fechamento dos shoppings para o público, mas os trabalhadores permanecem mais tempo lá dentro. É essencial que o Segurança Presente mantenha o policiamento no Centro até mais tarde”, afirmou Francis Leonardo.