São Gonçalo - Um tremor de terra de magnitude 2.0 na Escala Richter foi registrado em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (11). O abalo sísmico ocorreu por volta das 13h07 (horário de Brasília) e foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), com análise do Centro de Sismologia da USP.
Apesar do registro oficial, não há relatos de que moradores tenham sentido o tremor. Segundo especialistas, esse tipo de atividade sísmica é relativamente comum no Brasil e geralmente ocorre devido a movimentações geológicas que afetam pequenas fraturas na crosta terrestre.
Entenda a escala de magnitude dos terremotos
De acordo com a universidade americana Michigan Tech, os terremotos são classificados de acordo com o seu potencial de danos:
- Até 2,5 – Não é sentido pela população, mas detectado por sismógrafos.
- De 2,5 a 5,4 – Pode ser sentido, mas dificilmente causa danos.
- De 5,5 a 6,0 – Pode causar danos leves a edifícios.
- De 6,1 a 6,9 – Provoca destruição significativa em áreas povoadas.
- De 7,0 a 7,9 – Grande terremoto com danos estruturais severos.
- Acima de 8,0 – Catástrofe capaz de destruir comunidades inteiras próximas ao epicentro.
Apesar de ainda ser amplamente conhecida, a Escala Richter já está em desuso para registros oficiais de grandes terremotos, sendo substituída por outras metodologias mais modernas utilizadas por agências internacionais de monitoramento sísmico.
Em São Gonçalo, o fenômeno registrado foi de baixa magnitude, sem impactos estruturais ou risco para a população. As autoridades seguem monitorando a atividade sísmica na região.
O que diz o CEMADEN-RJ?
Confira a nota na íntegra do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ):
“Tendo em vista a informação publicada pela Rede Sismográfica Brasileira – ON (RSBR) na tarde de hoje, um tremor de terra de magnitude de 2.0 foi registrado ontem, dia 11 de março, às 13h07min (horário de Brasília) no município de São Gonçalo, região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil, através do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ), informou que, até a tarde de hoje, não recebeu alertas de sismos significativos para o território fluminense dos órgãos federais de monitoramento responsáveis pelo gerenciamento e processamento das informações e distribuição de alertas.
O Estado do Rio de Janeiro está localizado a grandes distâncias de regiões tectonicamente ativas, ou seja, zonas de convergência (colisão) de placas tectônicas que acumulam energia suficiente para provocar tremores significativos.
Apesar disso, falhas geológicas presentes em rochas profundas podem ter seu movimento ocasionalmente reativado por processos de acomodação de tensões internas, produzindo, no caso do Rio de Janeiro, pequenos tremores de baixa magnitude, que não são perceptíveis à superfície e não geram registros de impacto à população.
De acordo com a Defesa Civil Municipal de São Gonçalo não houve danos relatados. As equipes de geologia do CEMADEN-RJ seguem monitorando e, em caso de alterações nas condições, alertas serão enviados.”