São Gonçalo apreende linhas chilenas após denúncia
Foto: Prefeitura de São Gonçalo

Mais de 20 carretéis de linha chilena e com cerol foram apreendidos em São Gonçalo, na tarde do último domingo (14), após uma ação conjunta da Guarda Municipal e da Polícia Militar, realizada no bairro Rosane, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A apreensão aconteceu na Rua Silvério de Freitas, depois que agentes foram acionados para verificar uma denúncia sobre o uso do material, considerado altamente cortante.

Ao chegarem ao local, os guardas se depararam com um grupo de jovens, que fugiu ao notar a aproximação das equipes, deixando os carretéis espalhados pelo chão.

Após o flagrante, as forças de segurança permaneceram na região realizando abordagens, com o objetivo de impedir a prática de soltar pipas com linha chilena ou cerol. Todo o material recolhido foi encaminhado para a 72ª Delegacia de Polícia, no Mutuá.

Uso de linha chilena é ilegal

Embora seja comumente utilizada em disputas de pipas, a linha chilena, assim como a linha com cerol, é proibida por lei. O material possui alto poder de corte e representa risco para quem circula pelas vias, principalmente motociclistas, ciclistas e pedestres.

O perigo associado ao uso desse tipo de linha voltou a ganhar atenção após um caso registrado em novembro de 2024, quando um guarda municipal ficou ferido ao ter o pescoço atingido por uma linha chilena enquanto trafegava de moto pela BR-101, nas proximidades do Shopping São Gonçalo.