Reprodução
Reprodução

A cidade de São Gonçalo viveu um cenário de caos e tensão na tarde desta terça-feira (28). Diversas ruas e avenidas foram bloqueadas por criminosos, em meio à onda de violência que tomou conta do estado após a megaoperação policial no Rio de Janeiro, que já deixou 64 mortos e 81 presos, segundo dados oficiais. Entre as vítimas, estão dois policiais. (Vídeos abaixo)

Além do fechamento da Rodovia Niterói-Manilha (BR-101), nos trechos de Boa Vista e Boaçu, ônibus e caminhões foram atravessados em vários pontos do município, paralisando completamente o trânsito e colocando a população em pânico.


Bloqueios em série nas principais vias de São Gonçalo

Na BR-101, um caminhão foi usado para interromper o tráfego na altura do Boa Vista, no sentido Itaboraí. Já no trecho do Boaçu, também no sentido Itaboraí, dois ônibus foram atravessados, impedindo totalmente a passagem de veículos.

Outros bairros também foram afetados.

  • Na Avenida Getúlio Vargas, em Santa Catarina, dois coletivos bloquearam a ligação entre o Centro de São Gonçalo e Niterói.
  • Na Avenida Pio Borges, na Covanca, criminosos usaram um ônibus para interditar a via.
  • Na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do Arsenal, um ônibus e um caminhão foram atravessados nos dois sentidos.
  • No Rio do Ouro.
  • Também houve bloqueio na entrada do bairro Engenho Pequeno.

Comércios fecham e moradores relatam medo

De acordo com relatos, carros foram atravessados em outras ruas e criminosos ordenaram o fechamento de estabelecimentos comerciais em diferentes pontos da cidade. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o caos na Niterói-Manilha, com veículos obstruindo completamente a pista no sentido Itaboraí e motoristas desesperados.


Sistema de transporte gravemente afetado

Segundo a Rio Ônibus, mais de 50 veículos foram atravessados em vias públicas em todo o estado, afetando 120 linhas municipais — o que representa o maior impacto no transporte público do Rio de Janeiro em 2025.

O reflexo foi sentido não só em São Gonçalo, mas também em Niterói, Itaboraí e na capital, com atrasos, cancelamentos e interrupções de itinerários.


Polícia intensifica patrulhamento

A Polícia Militar informou que reforçou o patrulhamento em toda a cidade e que todo o efetivo está nas ruas. Equipes do 12º BPM (Niterói) e do 7º BPM (São Gonçalo) atuam para desbloquear as vias e garantir a segurança da população. O clima, no entanto, segue tenso, e as autoridades recomendam evitar deslocamentos desnecessários.