
A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga um homem apontado como integrante do Comando Vermelho (CV) que teria viajado à Ucrânia para aprender táticas de guerra e aplicá-las contra forças de segurança no estado.
Segundo a Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), o suspeito foi identificado como Philippe Marques Pinto, ligado a Antônio Hilário Ferreira, o “Rabicó”, considerado uma das principais lideranças da facção e chefe do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.
De acordo com as informações apuradas, Philippe teria viajado diversas vezes à Europa e participado de treinamentos em território ucraniano. Imagens e registros de ao menos três entradas no continente foram identificados durante as investigações. A Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) deve instaurar inquérito para aprofundar o caso.
O suspeito já possui histórico criminal por tráfico de drogas e agora também responderá por apologia e associação ao tráfico.
Megaoperação no Rio de Janeiro
O governo do Rio divulgou, no domingo (2), um levantamento com informações sobre 115 dos 117 suspeitos mortos na megaoperação policial realizada no dia 28, considerada a mais letal da história do país. A ação também resultou na morte de quatro policiais.
Segundo o relatório, 97 dos mortos tinham algum tipo de passagem criminal, em sua maioria por tráfico de drogas. Outros 10, embora não possuíssem registros anteriores, teriam vínculos com o Comando Vermelho, confirmados por meio de fotos e atividades em redes sociais.
O documento ainda aponta que sete pessoas não tinham anotações criminais nem informações públicas sobre perfis digitais. Um dos nomes, inclusive, não possui dados disponíveis. O governo informou ainda que dois laudos do Instituto Médico Legal resultaram em perícias inconclusivas.