
São Gonçalo - Uma equipe da Guarda Municipal de São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, apreendeu um simulacro de explosivo durante a prisão de quatro pessoas suspeitas de furto de fios em um terreno no bairro Colubandê, na tarde da última quarta-feira (9). O objeto, que imitava uma dinamite, artefato explosivo, foi improvisado com um cabo de vassoura e, segundo os agentes, era usado pelos suspeitos para intimidar vítimas em tentativas de assalto.
Falsa bomba para ameaçar durante roubos
Segundo os guardas municipais, os indivíduos — que seriam usuários de drogas — utilizavam o artefato em regiões centrais de São Gonçalo e bairros adjacentes, com o objetivo de causar pânico e facilitar ações criminosas.
O flagrante aconteceu durante um patrulhamento de rotina, quando os agentes perceberam a movimentação suspeita de um homem e uma mulher em um terreno de uma empresa desativada. A dupla estava arrancando fios subterrâneos, e ao ser abordada, revelou que havia outros dois cúmplices na área.
Durante as buscas, os guardas localizaram os demais suspeitos, todos com resíduos de cabos elétricos e metais em mãos. O local apresentava sinais claros de arrombamento.
Prisão em flagrante e encaminhamento
Os quatro envolvidos, que alegaram se conhecer, não conseguiram justificar a presença no imóvel. Eles foram conduzidos inicialmente à 72ª DP (Mutuá) e depois encaminhados à 73ª DP (Neves), onde permaneceram presos em flagrante pelo crime de furto qualificado.
O artefato falso, que aparentava ser uma bomba caseira, foi recolhido e está sendo analisado pelas autoridades.