
Mais de 650 mil estudantes de 1.557 escolas municipais do Rio de Janeiro retomaram as aulas na manhã desta quarta-feira (4).
O início do ano letivo foi marcado pela manutenção de uma regra que já está em vigor pelo terceiro ano consecutivo: a proibição do uso de celulares dentro das unidades da rede municipal.
No Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Menezes Vieira, no Alto da Boa Vista, na Zona Norte, o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, recepcionou alunos do 1º ao 5º ano e comentou sobre a continuidade da medida.
Proibição de celulares entra no terceiro ano
A norma segue válida em todas as escolas municipais e tem como objetivo reduzir o uso de telas durante o período escolar, incluindo aulas e recreio.
Segundo o secretário, a proposta é estimular a atenção em sala e a convivência entre os estudantes.
“Escola é local da criança estar estudando, prestando atenção no professor, não ficar nas redes sociais, não ficar no joguinho. No recreio, estar brincando e interagindo com os amigos, não faz sentido os alunos estarem brincando de queimado, futebol e alguém isolado na própria tela. Como não faz sentido um aluno com celular na mesa recebendo notificação”, disse o secretário.

Pais acompanham início do ano letivo
Responsáveis por alunos também estiveram presentes nas escolas e relataram expectativas para o novo período escolar.
A técnica de administração Rafaela Vicente, de 39 anos, mãe de Samuel, de 9 anos, afirmou que o filho iniciou o dia animado.
“É o quarto ano dele aqui. A escola é muito boa, maravilhosa. Às vezes faltam alguns recursos, mas infelizmente, a gente, como mãe, tem que passar por isso, mas crianças gostam. É uma escola pequena, mas a direção é muito boa, as professoras são muito boas, atenciosas. E eu gosto, já estou pensando no ano que vem, que é o último ano dele aqui, porque está no 4° ano. Hoje ele veio animado”, contou.
Regra muda rotina dentro das escolas
Com a manutenção da proibição dos celulares, alunos passam a ter uma rotina sem o uso dos aparelhos durante o período escolar. A orientação é que o tempo seja dedicado às atividades pedagógicas e à interação entre colegas.
A medida segue válida para todas as unidades da rede municipal neste início de ano letivo.