
A Polícia Militar iniciou, nesta quinta-feira (22), a Operação Impacto na região da Grande Tijuca, no Rio de Janeiro. A ação ocorre após o registro de uma perseguição policial filmada que terminou com a prisão de dois assaltantes e em meio ao aumento dos roubos de rua na área.
A operação tem como objetivo reduzir crimes como roubos a pedestres, de celulares, de veículos e em transportes coletivos, que colocam a Tijuca entre os bairros com mais ocorrências desse tipo na capital fluminense.
Operação Impacto começa na Grande Tijuca
De acordo com a Polícia Militar, a Operação Impacto será realizada por tempo indeterminado nos bairros da Tijuca, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel, Praça da Bandeira e Andaraí, todos atendidos pelo 6º BPM.
Ao todo, foram mobilizados 190 policiais militares, além de 58 viaturas e 26 motocicletas. A coordenação da ação ficará baseada em frente ao Portão 2 do estádio do Maracanã, na Avenida Rei Pelé, onde foi instalado um carro-comando.
O veículo contará com telas que exibem imagens em tempo real de câmeras fixas da região, equipamentos das viaturas, câmeras portáteis dos policiais e drones do Grupamento Aeromóvel.
Unidades especiais reforçam o policiamento
Além do efetivo do 6º BPM, a operação conta com apoio de tropas especializadas. Participam da ação policiais do Batalhão Tático de Motociclistas, do Batalhão de Polícia de Choque e do Rondas Especiais e Controle de Multidão.
Segundo o coronel Marcelo de Menezes Nogueira, a Operação Impacto já foi aplicada em outras regiões do estado.
“Temos realizado a Operação Impacto periodicamente em diferentes bairros e municípios para combater, na maioria das vezes, a prática de roubos. Os resultados têm sido bastante positivos, com reduções médias em torno de 40% nesses indicadores criminais”, afirmou o secretário.
Roubos de rua estão no foco da operação
Os principais indicadores monitorados serão os roubos de veículos e os roubos de rua. Dados do Instituto de Segurança Pública apontam que, no acumulado de 2025, houve redução nos roubos de veículos em comparação ao ano anterior, mas aumento nos registros de roubo de rua na área do 6º BPM.
O comandante da unidade, tenente-coronel Rogério Brum de Souza, afirmou que os números recentes exigem atenção contínua.
“Constatamos uma tendência de redução nos roubos de rua e um pequeno aumento nos roubos de veículos, contrariando o acumulado dos 12 meses de 2025. Por isso, vamos combater com muito empenho todas as práticas de roubos”, declarou.
Entre janeiro e junho de 2025, a Tijuca registrou aumento de 27% nos roubos de celulares. A região do Maracanã também apresentou crescimento de 27% e ocupa a quarta posição no ranking desse tipo de crime.
Perseguição filmada terminou com prisão
Um dia antes do início da operação, dois homens foram presos após um roubo de veículo na Tijuca por policiais do Bope. A ação foi registrada em vídeo gravado do alto de um prédio na Avenida Maracanã.
As imagens mostram os suspeitos abandonando um carro e uma motocicleta e tentando fugir a pé. Durante a perseguição, é possível ouvir disparos efetuados pelos policiais. Um dos homens é alcançado e se rende poucos metros depois. O outro foi capturado logo em seguida.
Segundo o comando do Bope, os policiais perceberam o momento em que os suspeitos abordavam um motorista e iniciaram um cerco tático para impedir a fuga. A dupla foi encaminhada à 19ª DP, onde a ocorrência foi registrada.
Com os suspeitos, foram apreendidos um revólver calibre 38, cinco munições intactas, dois celulares e uma motocicleta roubada.