
Três funcionárias terceirizadas de uma escola municipal do Rio de Janeiro foram detidas após serem flagradas desviando alimentos da merenda e materiais de limpeza. A situação ocorreu na última sexta-feira (24), no Alto da Boa Vista, na Zona Norte da cidade, e terminou com a condução das suspeitas para a delegacia.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), os itens furtados eram colocados em sacos de lixo para simular descarte e, assim, facilitar a saída do material da unidade.
Veja o vídeo:
Esquema envolvia vigia de condomínio, diz SME
A pasta informou ainda que um vigia de um condomínio vizinho participava do esquema e recebia os sacos na guarita, atuando como receptador dos produtos furtados.
O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, esteve na escola após receber a denúncia e acompanhou toda a ação. A Polícia Militar foi acionada e levou as três mulheres e o vigilante para a 19ª DP (Tijuca). A SME não divulgou o nome da unidade de ensino nem a identidade dos detidos.
Mais produtos seriam desviados, aponta vistoria
Durante a vistoria realizada na sexta-feira, a equipe da SME encontrou outros alimentos e materiais separados para possíveis novos desvios. Por isso, a secretaria solicitou às empresas responsáveis que as funcionárias sejam demitidas por justa causa.
Indignado, o secretário Renan Ferreirinha declarou que o episódio é inaceitável, especialmente porque muitos alunos têm na merenda escolar a principal refeição do dia.
Investigação no Rio de Janeiro segue na Justiça
Em nota, a Polícia Civil informou que as três funcionárias e o vigia foram autuados em flagrante por furto dentro do estabelecimento de ensino. O caso foi encaminhado à Justiça, mas não há confirmação se os suspeitos continuam presos.