DIvulgação/Operações Rio
DIvulgação/Operações Rio

Parte da Avenida Maracanã, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro, foi reaberta ao trânsito na manhã desta terça-feira (6), no sentido Centro, na altura da Rua Barão de Mesquita. A via estava interditada desde sexta-feira (2) por causa do incêndio no Shopping Tijuca. Com a liberação, o desvio pela Barão de Mesquita foi desfeito.

Apesar da normalização parcial, a Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto segue fechada para o trabalho de rescaldo do Corpo de Bombeiros.


Shopping segue interditado; áreas apresentam risco estrutural

A reabertura do Shopping Tijuca ainda não tem previsão. Na tarde de segunda-feira, a Defesa Civil Municipal interditou o subsolo — onde o incêndio começou — e outras 15 lojas da lateral esquerda. Segundo o órgão, essas áreas foram danificadas pelo calor e apresentam risco de desplacamento de teto e piso, sem risco de desmoronamento do edifício como um todo.


Vítimas e investigação

O incêndio ocorreu na noite de sexta-feira (2). Durante o combate às chamas, duas pessoas morreram: o supervisor de segurança Anderson Aguiar do Prado e a bombeira civil Emellyn Silva Aguiar Menezes, que ajudou na retirada de clientes e funcionários antes de desaparecer. Outras três pessoas ficaram feridas. Os dois foram sepultados no domingo (4).

A Polícia Civil abriu investigação para apurar as causas do incêndio e eventuais responsabilidades. A perícia no local será realizada após a liberação completa do imóvel pelos bombeiros. A 18ª DP já começou a ouvir testemunhas.


Cerca de 40 carros ainda no estacionamento

A administração informou que cerca de 40 veículos permanecem no estacionamento do shopping. Os proprietários devem agendar a retirada pelo SAC: (21) 2491-1858. Neste momento, segundo o shopping, os esforços estão concentrados no apoio às equipes de emergência e na assistência às vítimas e familiares; temas como estoques e descartes serão avaliados oportunamente.