
Rio de Janeiro - Os usuários da Ponte Rio-Niterói têm até as 18h da próxima sexta-feira (5 de setembro) para enviar sugestões e críticas sobre a proposta de revisão do contrato de concessão da via.
As contribuições devem ser feitas pelo site do Sistema Participe ANTT (participantt.antt.gov.br/public), onde também estão disponíveis documentos técnicos e orientações.
Revisão quinquenal do contrato
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a revisão é prevista em lei e tem como objetivo avaliar o cumprimento de obrigações, atualizar serviços e planejar novos investimentos.
Após o prazo de envio, a agência entrará na fase de consulta pública, quando todas as contribuições serão analisadas tecnicamente e, se aceitas, incorporadas ao texto final.
Obras e melhorias em estudo
O pacote em análise prevê modernizações na gestão da via e incorpora projetos sugeridos pela Prefeitura de Niterói, como:
- Faixa adicional no acesso pela Avenida do Contorno;
- Prolongamento da alça de descida da Avenida Jansen de Melo;
- Ampliação do acesso à Ilha do Mocanguê;
- Melhorias nas alças de acesso;
- Construção de conexão cicloviária entre a Ilha da Conceição e a Avenida Benjamin Constant;
- Estudo de viabilidade para reabrir a ligação do Canal de São Lourenço, reduzindo assoreamento.
Audiência pública
A proposta foi debatida em audiência pública realizada em Niterói, no dia 27 de agosto, reunindo representantes do poder público, da concessionária Ecoponte e da sociedade civil.