Rio

Sistema da Defesa Civil aciona alerta extremo no Rio de Janeiro

Defesa Civil RJ aciona alerta extremo pela primeira vez no Rio de Janeiro para prevenir riscos em Guapimirim.

Tecnologia Cell Broadcast foi utilizada para avisar população sobre risco de enxurradas em Guapimirim | Divulgação
Tecnologia Cell Broadcast foi utilizada para avisar população sobre risco de enxurradas em Guapimirim | Divulgação

Rio de Janeiro - A Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro (SEDEC-RJ) utilizou pela primeira vez, nesta terça-feira (1º de abril), o sistema de alerta extremo via Cell Broadcast no estado. A mensagem de emergência foi enviada diretamente aos celulares da população de Guapimirim, na Baixada Fluminense, alertando sobre risco iminente de enxurradas. (Vídeo abaixo)

A tecnologia usada no Defesa Civil Alerta RJ faz parte de um sistema inovador, capaz de interromper qualquer função em execução nos smartphones para exibir a mensagem de risco, acompanhada de um som característico. Esse sistema é compatível com a maioria dos celulares lançados após 2020, e já vem ativado de fábrica.

O alerta foi disparado às 14h45, após o monitoramento de chuvas intensas na cabeceira do Rio Soberbo, na Serra dos Órgãos, registrar precipitação de 26,2 mm em apenas 15 minutos. A situação colocou em risco frequentadores de poços e cachoeiras da região, e a Defesa Civil Municipal de Guapimirim acionou apoio estadual para ampliar a resposta preventiva.

Como funciona o sistema Defesa Civil Alerta

O Defesa Civil Alerta opera com dois níveis principais:

  • Alerta Severo: quando há riscos com tempo hábil para adoção de medidas preventivas;
  • Alerta Extremo: disparado em situações de perigo imediato, exigindo ação urgente da população.

Segundo a SEDEC-RJ, essa ferramenta tecnológica é estratégica para ampliar a capacidade de prevenção de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos, protegendo vidas por meio da comunicação em tempo real.

“A tecnologia é uma aliada fundamental na prevenção de tragédias. Cada cidadão tem um papel importante ao seguir as orientações e compartilhar as informações com familiares e vizinhos”, destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles.

Riscos de chuvas intensas continuam no RJ

De acordo com o CEMADEN-RJ (Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), a instabilidade atmosférica permanece sobre o estado, com núcleos de chuva de intensidade moderada a forte atingindo a Região Metropolitana, Baixada Fluminense, Sul Fluminense e a Serra.

A previsão aponta para pancadas isoladas de chuva acompanhadas de raios ao longo das próximas horas. Veja os principais riscos em curso:

  • Risco hidrológico muito alto: Guapimirim
  • Risco hidrológico alto: Porto Real, Quatis e Barra Mansa
  • Risco hidrológico moderado: Capital, Baixada Litorânea e Região Serrana
  • Risco de deslizamentos moderado: Teresópolis, Cachoeiras de Macacu e partes da capital

Em caso de alterações, o sistema da Defesa Civil Estadual será atualizado e novos alertas serão enviados automaticamente às áreas afetadas.