
O NorteShopping, na Zona Norte do Rio de Janeiro, iniciou nesta terça-feira (8 de julho) a 5ª edição do programa NorteShopping Acolhedor, uma iniciativa social realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) da Prefeitura do Rio. Durante o mês de julho, o projeto prevê receber, todas as noites, entre 25 e 30 pessoas em situação de rua, oferecendo abrigo e acolhimento nas instalações do centro comercial.
Abrigo, alimentação e formação profissional
Além de abrigo noturno, os participantes recebem refeições, roupas, itens de higiene pessoal e, principalmente, acesso a cursos de capacitação profissional nas áreas de agente de portaria e agente de asseio, promovendo a inclusão social e a reinserção no mercado de trabalho.
Nos primeiros quatro anos do projeto, 51 pessoas conseguiram empregos e 19 retornaram às suas casas de origem.
“O NorteShopping Acolhedor é uma iniciativa que gera oportunidade e acolhimento real. Nosso objetivo é garantir que as pessoas resgatem sua autoestima e dignidade. É muito significativo ver essas pessoas retomando metas e sonhos, seja por meio de um emprego ou do retorno ao convívio familiar”, destacou Renato Souza, coordenador de segurança do NorteShopping.

Como funciona a rotina do programa
Durante os 30 dias de acolhimento, as pessoas em situação de rua são conduzidas ao shopping no período da tarde, em vans da SMAS. Ao chegar, são recepcionadas com banho, higiene pessoal, jantar e um espaço de entretenimento com TV, totó, tênis de mesa e canto de leitura. Às 22h, todos se recolhem para dormir.
Na manhã seguinte, os acolhidos recebem café da manhã e têm acesso a serviços da Prefeitura, como apoio para emissão de documentos. Durante todo o processo, o local conta com suporte de vigilantes, bombeiros civis e educadores sociais. Os participantes também serão convidados para uma noite especial com sessão de cinema e apresentação teatral.

Resultados expressivos em 2024
Somente neste ano, o programa já contabiliza:
- 1.700 refeições servidas (jantar e café da manhã)
- 14 reintegrações ao mercado de trabalho
- 14 pessoas inscritas no curso de marcenaria
- Mais de 30 certificados emitidos para cursos de asseio e portaria
Campanha de doações continua ativa
O NorteShopping, em conjunto com a Prefeitura do Rio, também instalou caixas de doações nos corredores do shopping, destinadas à arrecadação de roupas, alimentos e produtos de higiene pessoal. Caso o volume de doações ultrapasse as necessidades do grupo atendido, os itens serão redistribuídos pela SMAS para outros projetos sociais da cidade.

“É com grande honra e alegria que chegamos à 5ª edição do NorteShopping Acolhedor. Mais um ano buscamos resgatar a cidadania e a dignidade de uma parcela da população muitas vezes invisibilizada. Fico muito feliz em fazer parte dessa parceria entre o poder público e a iniciativa privada que mostra que, juntos, podemos mudar a vida de muitas pessoas”, afirmou Márcia Accioly, assistente social e coordenadora da 3ª CAS – SMAS.