Rodoviários das viações Real e Vila Isabel realizam, nesta quinta-feira (15), um protesto em frente às garagens das empresas, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O ato provocou impacto direto na circulação de ônibus, com 13 linhas afetadas.
Desse total, cinco linhas deixaram de operar completamente, enquanto outras seguem funcionando de forma parcial. A mobilização ocorre como forma de cobrança por benefícios trabalhistas atrasados.
Sindicato cobra pagamento de benefícios
Em entrevistas, representantes do Sindicato dos Rodoviários informaram que o protesto tem como objetivo pressionar pelo pagamento de férias, 13º salário, vale-alimentação, verbas rescisórias, FGTS e INSS.
Segundo a entidade, os valores estariam pendentes, o que motivou a paralisação das atividades em algumas linhas operadas pelas empresas envolvidas.
Prefeitura e SMTR se manifestam
Em nota, a Prefeitura do Rio afirmou que “vem cumprindo rigorosamente sua parte, realizando de forma regular e quinzenal o pagamento dos subsídios aos consórcios operadores”.
A Secretaria Municipal de Transportes informou que acompanha a operação dos ônibus em tempo real por meio do sistema de GPS. De acordo com a pasta, o subsídio diário é cortado sempre que uma linha deixa de cumprir a quilometragem prevista em contrato.
Medidas para reduzir os impactos à população
A SMTR informou que adotou medidas de contingência para reduzir os efeitos da paralisação no transporte público. Duas linhas especiais foram criadas como alternativas temporárias:
- LECD128 (Terminal Gentileza – Leblon)
- LECD129 (Terminal Alvorada – Central do Brasil)
A linha LECD128 substitui as linhas 112 e 110. Já a LECD129 atende a demanda das linhas 309 e 548.
Alterações em itinerários e reforço de frota
Além das linhas especiais, houve mudanças em alguns itinerários. A linha 109 passou a operar entre o Santo Cristo e o Terminal Gentileza. A linha 157 teve o trajeto ampliado do Castelo até o Santo Cristo, passando pela Central do Brasil.
Segundo a secretaria, linhas com trajetos semelhantes aos das viações Real e Vila Isabel também operam com reforço de frota.
Linhas impactadas pelo protesto
Linhas sem circulação
- 222 – Vila Isabel x Gamboa
- 432 – Vila Isabel x Gávea
- 538 – Rocinha x Leme
- SV112 – Terminal Gentileza x Gávea
- 439 – Vila Isabel x Leblon
Linhas com circulação parcial
- 163 – Terminal Gentileza x Copacabana
- 309 – Central x Terminal Alvorada
- 433 – Vila Isabel x Siqueira Campos
- 460 – São Cristóvão x Leblon
- 548 – Metrô Botafogo x Terminal Alvorada
- 108 – Jardim de Alah x Terminal Gentileza
- 110 – Terminal Gentileza x Jardim de Alah
- 112 – Terminal Gentileza x Gávea