A cidade do Rio de Janeiro terá dois novos feriados neste ano por conta do G20, em novembro, nos dias 18 e 19, que se somarão ao feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro e a Proclamação da República em 15 de novembro, sexta-feira. A iniciativa ocorre em virtude dos grandes eventos internacionais que a cidade sediará, visando a facilitar a mobilidade urbana e garantir a segurança pública. Aos que podem, o ‘megaferiado’, começará na sexta-feira (15) e terminará somente na quarta-feira (20), ou seja, seis dias de folga.
Entre 14 e 19 de novembro, o Rio será palco de importantes encontros, incluindo o G20 Social, o Urban 20 (U20) e a Cúpula de Líderes do G20. Para garantir o bom andamento das atividades, haverá interdições de vias, fechamento de estações e bloqueio de orlas em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de manter a segurança das delegações internacionais.
Exceções
Com os feriados de 18 e 19 de novembro, que antecedem a Consciência Negra no dia 20, muitos estabelecimentos e trabalhadores no Rio de Janeiro terão horários normais de funcionamento. Comércio de rua, bares, restaurantes, padarias, hotéis, pousadas, shopping centers, espaços culturais, cinemas, teatros, pontos turísticos e indústrias nas regiões administrativas AP 3, AP 4 e AP 5 estarão operando sem interrupção. Empresas jornalísticas e estabelecimentos com atividades de trabalho remoto também manterão suas atividades habituais.
Serviços essenciais, como saúde pública e privada, segurança, transporte público, coleta de lixo e limpeza urbana, além de estabelecimentos atacadistas, seguirão funcionando normalmente durante o período de feriado.
Alterações nas áreas de lazer
Para garantir a segurança e facilitar a circulação das delegações do G20, não haverá áreas de lazer na orla e no Aterro do Flamengo entre os dias 15 e 20 de novembro. Essa medida visa a proporcionar maior fluidez para o deslocamento de líderes e delegações, que estarão hospedados em bairros estratégicos como Centro, Botafogo, Leblon, São Conrado, Copacabana, Barra da Tijuca e Ipanema.
Essas adaptações permitirão ao Rio de Janeiro acomodar o evento com segurança, mantendo o funcionamento dos serviços essenciais e minimizando o impacto para a população e turistas.
O que é o G20?
O G20 é um encontro global dos países mais influentes do mundo, que neste ano será realizado no Brasil, com sedes em Rio de Janeiro e São Paulo entre os dias 14 e 16 de novembro. O evento reúne 30 cidades participantes, além de 10 cidades observadoras e 50 instituições parceiras.
O Urban 20, que acontecerá entre 14 e 17 de novembro, visa promover discussões sobre desafios urbanos e criará oportunidades de diálogo entre prefeitos e líderes globais. Já a Cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, será um momento crucial de discussões multilaterais sobre temas globais.
“O U20 é uma plataforma para discutir e captar investimentos em projetos que abordem questões climáticas e de infraestrutura urbana”, explicou Eduardo Paes, prefeito do Rio.
Países Membros do G20
O grupo reúne algumas das maiores economias do mundo, incluindo:
- União Europeia
- União Africana
- Estados Unidos
- China
- Brasil
- Canadá
- França
- Argentina
- México
- Indonésia
- África do Sul
- Austrália
- Coreia do Sul
- Japão
- Alemanha
- Itália
- Índia
- Rússia
- Arábia Saudita
- Reino Unido
- Turquia
Esses países discutirão temas de interesse global, tornando o evento um dos mais aguardados e estratégicos do ano.