
A Polícia Militar do Rio de Janeiro realiza, nesta terça-feira (06), mais uma etapa da Operação Barricada Zero no Complexo do Chapadão, localizado na Zona Norte do Rio. A ação contou com apoio de imagens aéreas captadas por drones da corporação.
As imagens divulgadas mostram a atuação de equipes do 41º Batalhão da PM durante o avanço nas comunidades da região. O objetivo da operação é reforçar a segurança e ampliar a circulação em áreas antes bloqueadas por estruturas criminosas.
Uso de tecnologia apoia avanço das equipes
O material divulgado pela PMERJ apresenta guarnições avançando por trilhas e pontos estratégicos do complexo. Policiais aparecem posicionados em veículos e locais elevados, com suporte tecnológico para orientar a atuação no território.
O vídeo, com duração de 34 segundos, destaca o uso de drones como ferramenta de monitoramento durante a operação. Não há registro de confrontos visíveis nas imagens divulgadas.
Ação começou em dezembro e mira barricadas criminosas
A Operação Barricada Zero foi iniciada em dezembro de 2025. A iniciativa tem como foco a retirada de barricadas instaladas por grupos criminosos, com o objetivo de dificultar a ação policial e o acesso da população.
Nas primeiras semanas, a operação já resultou na remoção de mais de 4 mil toneladas de barricadas. Além disso, houve prisões e o desmonte de pontos de venda de drogas na região.
Operação registra ocorrências recentes
Apesar do foco na retirada de barreiras e na ampliação da segurança, a operação também enfrentou episódios de violência. No dia 1º de janeiro de 2026, um policial militar morreu durante uma ação na região, além de registros de confrontos com criminosos.
A Polícia Militar segue atuando no Complexo do Chapadão dentro da estratégia da Operação Barricada Zero.