Rio de Janeiro: tentativa de fuga em presídio termina em erro inusitado
Foto: Divulgação

Uma tentativa de fuga foi frustrada no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante a madrugada deste domingo (21). A ação envolveu presos e apoio externo, mas acabou dando errado antes mesmo de ser concluída.

De acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), detentos do Presídio Nelson Hungria planejavam escapar com ajuda de pessoas do lado de fora. No entanto, o grupo externo se dirigiu à unidade errada e acabou sendo descoberto por policiais penais.

Movimentação suspeita no entorno

Por volta das 3h15, agentes identificaram movimentação incomum nas imediações do Presídio Lemos de Brito, que também integra o complexo em Gericinó, no Rio de Janeiro. Ao perceber a situação, um policial penal efetuou um disparo de advertência para o alto, o que fez o grupo se dispersar.

Após a fuga dos suspeitos, os agentes realizaram buscas na área e localizaram uma bolsa contendo quatro discos de serra elétrica, equipamentos utilizados para cortar estruturas metálicas. Além disso, foi encontrada uma escada improvisada e constatada a existência de uma corrente cortada.

Ação interna foi interrompida

Enquanto isso, dentro do Presídio Nelson Hungria, quatro detentos chegaram a iniciar o corte das grades das celas como parte do plano de fuga. A tentativa, no entanto, foi interrompida pelas equipes de segurança.

Como medida preventiva, esses presos foram transferidos para a Penitenciária de Segurança Máxima Bangu 1, também localizada no Rio de Janeiro.

Visitas normalizadas

Ainda segundo a Seap, as visitas no Presídio Nelson Hungria, que haviam sido suspensas ao longo do domingo por conta da ocorrência, já foram restabelecidas normalmente.