
A Polícia Civil do Rio de Janeiro realiza, nesta quinta-feira (4), uma operação voltada a desarticular um esquema de falsificação de documentos usados para compras irregulares de armas.
A ação, batizada de Operação Craf Falso, mobilizou equipes em diferentes pontos do Rio de Janeiro e resultou na prisão em flagrante de um suspeito por posse ilegal de arma de fogo.
Além da prisão, agentes apreenderam dois armamentos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, realizados na Barra da Tijuca, no Jardim América e em Duque de Caxias.
Falsificação para simular regularidade
A investigação conduzida pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos identificou que os investigados utilizavam documentos fraudulentos para aparentar estar autorizados a comprar armas no Rio de Janeiro.
Entre os papéis falsificados estavam Certificados de Registro, Certificados de Registro de Arma de Fogo e identidades militares.
Esses documentos eram apresentados a lojistas e CACs para simular regularidade nas transações. A operação busca recolher mídias, registros e outros materiais que ajudem a aprofundar a análise do esquema e esclarecer como o grupo atuava.