
Rio de Janeiro - Um passo importante para a organização territorial da cidade do Rio de Janeiro foi dado nesta semana. A Câmara Municipal do Rio aprovou o Projeto de Lei 3734/2024, que propõe a criação de um novo bairro na Zona Norte da capital fluminense. A proposta segue agora para avaliação do prefeito Eduardo Paes, que tem até 15 dias úteis para decidir se sanciona ou veta o texto.
A área, atualmente conhecida como Argentino, pertence ao bairro Brás de Pina, mas poderá se tornar oficialmente um bairro independente. A proposta foi apresentada pela vereadora Rosa Fernandes (PSD), atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores da região, que relatam dificuldades no acesso a serviços públicos, causadas pela falta de reconhecimento oficial.
“A ausência de identidade territorial prejudica o acesso à infraestrutura e aos serviços essenciais. Este projeto é uma conquista para quem vive e luta por melhorias na região”, afirmou Rosa Fernandes.
Novo bairro terá nome e delimitação oficial
De acordo com o projeto aprovado, o novo bairro Argentino será delimitado a partir do loteamento com entrada na Avenida Meriti, nº 3.000, incluindo as ruas Alcides Rosa, Cabo Herculano, Emílio Miranda e Cabo Rocha.
Caso sancionada, a nova designação será incorporada ao registro legal e urbanístico do município do Rio, possibilitando a inclusão do bairro em políticas públicas específicas, com mais autonomia administrativa e representação política.
A proposta também prevê melhorias no planejamento urbano, mobilidade, segurança e acesso a serviços essenciais, com base no reconhecimento oficial da área como um novo bairro.