Rio

Rio de Janeiro deve ter chuva excepcional, aponta previsão

Rio de Janeiro deve ter chuva excepcional aponta previsão, com alertas para alagamentos e deslizamentos neste fim de semana.

Rio de Janeiro com chuva forte | IA
Rio de Janeiro com chuva forte | IA

Rio de Janeiro - A previsão do tempo no Rio de Janeiro indica que o primeiro fim de semana de abril será marcado por chuvas intensas, com alerta para alagamentos e deslizamentos em diferentes pontos da capital fluminense. De acordo com a Climatempo, a cidade pode enfrentar um volume de chuva acima da média e com alto potencial de transtornos.

A mudança no clima começa já na quinta-feira (3), com a chegada de uma pré-frontal, que antecede uma frente fria prevista para avançar sobre o estado a partir de sexta-feira (4). O calor ainda predomina neste dia, com máximas de até 36°C e chuvas isoladas de cerca de 15mm.

Frente fria traz queda de temperatura e chuva forte

Na sexta-feira, a frente fria atinge o Rio, provocando pancadas de chuva mais intensas, queda nas temperaturas e ventos moderados a fortes. A máxima prevista é de 31°C e a mínima de 21°C. A chuva tende a se espalhar por toda a cidade, com possibilidade de raios e trovoadas.

O sábado (5) deve ser o dia mais crítico do fim de semana, com chuva muito forte, podendo acumular até 70mm em 24 horas. As temperaturas despencam, com máxima de apenas 26°C e mínima de 21°C, segundo os modelos meteorológicos.

Já no domingo (6), o tempo permanece instável, com chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. O céu ficará predominantemente nublado a encoberto, com temperaturas variando entre 17°C e 25°C. Os ventos seguem de intensidade moderada.

Volume de chuva pode superar a média do mês em apenas 3 dias

Segundo o Alerta Rio, a média histórica de chuva para o mês de abril é de 112,8mm. No entanto, a soma do volume previsto para sexta, sábado e domingo pode ultrapassar 120mm, ou seja, todo o acumulado esperado para o mês em apenas três dias.

Divulgação/Centro de Operações Rio

Alerta para alagamentos e deslizamentos

A Climatempo reforça o alerta para risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas vulneráveis. A população deve ficar atenta aos comunicados do Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) e evitar áreas de risco durante períodos de chuva intensa.

“Na quarta-feira (2), o tempo ainda seguiu estável, com temperaturas máximas de até 37,3°C e mínima de 20,8°C. A partir de quinta, porém, o cenário muda drasticamente com a chegada da frente fria.”